OBJETIVO
Estabelecer parametros de Competências Sociais e Critérios para Avaliação e Autoavaliação do Desenvolvimento Social dos usuários do S.C.F.V.
"A
vida em sociedade se fundamenta nos processos de comunicação que compõem as
relações de convivência com as quais no deparamos no dia a dia, nas mais
diversas circunstâncias. Para cada situação de nosso cotidiano quando nos relacionamos
com uma ou mais pessoas a sociabilidade se baseia em pressupostos de códigos de
condutas que permeiam estas relações. Estes códigos verbais e não verbais
precisam ser apreendidos e serem adequados a cada instante de nossa vida para
que possamos interagir, agir e sobreviver nas mais diversas situações. A assim
estabelecem as Habilidades Sociais em seus usos, que por sua vez podem ser
avaliados enquanto Competências Sociais, estas caras e muitas vezes
negligenciadas aos usuários que chegam ao S.C.F.V"
METODOLOGIA:
Iniciando com o Caderno de Orientações Técnicas de Avaliação de Desenvolvimento Social no S.C.F.V., o Educador/Orientador Social é convidado a ampliar seu Universo Informacional acerca desta temática aqui proposta. Neste sentido este Caderno trás 24 Competências Sociais e suas Definições, cada uma acompanhada de 5 Critérios De Avaliação seguidos de seus respectivos 120 Exemplos Comportamentais a serem observados no dia a dia dos usuários para o processo de Avaliação do seu Desenvolvimento Social.
Em cada página de cada uma das 24 Competências também se encontram links, nas figurinhas abaixo das Definições das Competências Sociais, que direcional para Publicações de Artigos Científicos e Opiniões de Profissionais das áreas específicas de conhecimento.
Nas figuras de cada Tema um Links para Atividades Socioeducativas deste blog que se correspondem com a Competência em
questão, e no final de cada página uma Indicação Bibliográfica de leitura de Livros relacionados as Competências Sociais, com Links para comprá-los nas Lojas
virtuais.
Após a leitura deste Caderno, seus links de acesso aos Artigos Científicos, Opiniões Profissionais e Livros relacionados, o Orientador pode então Experimentar os 2 Cadernos de Atividades de Autoavaliação de Competências Sociais no S.C.F.V. o de 6 a 12 anos e outro de 12 a 17 anos.
A sugestão aqui é que Educador/Orientador Social experimento os instrumentos avaliando a si mesmo, já se preparando para os resultados que pode encontrar com suas turmas de referência e adaptações que julgar necessárias.
O Caderno Autoavaliação para 6 a 12 anos tem menos textos e mais ilustrações, já o Caderno Avaliação para 12 a 17
anos trás as Definições das Competências Sociais assim como dos Critérios a
serem avaliados, ambos com Exemplos de Comportamento para cada Critérios estabelecidos
no Processo Auto avaliativo aqui proposto.
Após o Educador/Orientador Social realizar a sua Autoavaliação pode programar para
apresentar as Atividades de Autoavaliação adequado para a idade do seus grupos, no link das Figuras Maiores de
cada página é possível acessar algumas Atividades Socioeducativas deste blog sobre o referido
tema, então esta Autoavaliação pode ser aplicada após estas atividades.
Para as crianças de 6 a 12 anos recomenda-se fazerem a Autoavaliação de um Critério por dia, que pode permear outras atividade sobre o tema específico ou não.
Para os de 12 a 17 anos s o Educador pode incluir as Autoavaliações em seu Planejamento Geral, podendo ser uma Competência Social e
seus Cinco Critérios de Autoavaliação por Encontro.
A fim de que os Educadores/Orientadores possam fazer
uma Avaliação mais profunda e tenham maior conhecimento sobre cada tema, além
do "senso comum", considero primordial a leitura complementar nos links das páginas
do Caderno de Orientações Técnicas.
Competências Sociais trabalhadas nestes cadernos:
1. Autoconhecimento, 2. Autoestima, 3. Controle emocional, 4. Comunicação não violenta, 5. Atuação em conflitos, 6. Integração com o grupo, 7. Interesse e participação, 8. Senso de pertencimento, 9. Autocomprometimento, 10. Empatia, 11. Criatividade, 12. Autocrítica, 13. Responsabilidade, 14. Pontualidade, 15. Organização, 16. Espontaneidade, 17. Retórica, 18. Oratória, 19. Respeito às regras – ética, 20. Crítica da realidade, 21. Paciência, 22. Tolerância, 23. Cidadania, 24. Proatividade.
Assista a Aula Inaugural das Avaliações de Competências Sociais:
06 A 12 ANOS 12 A 17 ANOS ORIENTAÇÃO TÉCNICA
25 COMPETÊNCIAS SOCIAIS:
1. Autoconhecimento
2. Autoestima
4. Comunicação não violenta
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