terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

Percurso de Avaliação do Desenvolvimento Social no S.C.F.V.

 



OBJETIVO


Estabelecer parametros de Competências Sociais e Critérios para Avaliação e Autoavaliação do Desenvolvimento Social dos usuários do S.C.F.V.


"A vida em sociedade se fundamenta nos processos de comunicação que compõem as relações de convivência com as quais no deparamos no dia a dia, nas mais diversas circunstâncias. Para cada situação de nosso cotidiano quando nos relacionamos com uma ou mais pessoas a sociabilidade se baseia em pressupostos de códigos de condutas que permeiam estas relações. Estes códigos verbais e não verbais precisam ser apreendidos e serem adequados a cada instante de nossa vida para que possamos interagir, agir e sobreviver nas mais diversas situações. A assim estabelecem as Habilidades Sociais em seus usos, que por sua vez podem ser avaliados enquanto Competências Sociais, estas caras e muitas vezes negligenciadas aos usuários que chegam ao S.C.F.V"


METODOLOGIA: 

Iniciando com o Caderno de Orientações Técnicas de Avaliação de Desenvolvimento Social no S.C.F.V., o Educador/Orientador Social é convidado a ampliar seu Universo Informacional acerca desta temática aqui proposta. Neste sentido este Caderno trás 24 Competências Sociais e suas Definições, cada uma acompanhada de 5 Critérios De Avaliação seguidos de seus respectivos 120 Exemplos Comportamentais a serem observados no dia a dia dos usuários para o processo de Avaliação do seu Desenvolvimento Social. 


Em cada página de cada uma das 24 Competências também se encontram links, nas figurinhas abaixo das Definições das Competências Sociais, que direcional para Publicações de Artigos Científicos e Opiniões de Profissionais das áreas específicas de conhecimento. 

Nas figuras de cada Tema um Links para Atividades Socioeducativas deste blog que se correspondem com a Competência em questão, e no final de cada página uma Indicação Bibliográfica de leitura de Livros relacionados as Competências Sociais, com Links para comprá-los nas Lojas virtuais.

Após a leitura deste Caderno, seus links de acesso aos Artigos Científicos, Opiniões Profissionais e Livros relacionados, o Orientador pode então Experimentar os 2 Cadernos de Atividades de Autoavaliação de Competências Sociais no S.C.F.V. o de 6 a 12 anos e outro de 12 a 17 anos.

 A sugestão aqui é que Educador/Orientador Social experimento os instrumentos avaliando a si mesmo, já se preparando para os resultados que pode encontrar com suas turmas de referência e adaptações que julgar necessárias. 


O Caderno Autoavaliação para 6 a 12 anos tem menos textos e mais ilustrações, já o Caderno Avaliação para  12 a 17 anos trás as Definições das Competências Sociais assim como dos Critérios a serem avaliados, ambos com Exemplos de Comportamento para cada Critérios estabelecidos no Processo Auto avaliativo aqui proposto.


Após o Educador/Orientador Social realizar a sua Autoavaliação pode programar para apresentar as Atividades de Autoavaliação adequado para a idade do seus grupos, no link das Figuras Maiores de cada página é possível acessar algumas Atividades Socioeducativas deste blog sobre o referido tema, então esta Autoavaliação pode ser aplicada após estas atividades.


Para as crianças de 6 a 12 anos recomenda-se fazerem a Autoavaliação de um Critério por dia, que pode permear outras atividade sobre o tema específico ou não. 

Para os de 12 a 17 anos s o Educador pode incluir as Autoavaliações em seu Planejamento Geral, podendo ser uma Competência Social e seus Cinco Critérios de Autoavaliação por Encontro.

A fim de que os Educadores/Orientadores possam fazer uma Avaliação mais profunda e tenham maior conhecimento sobre cada tema, além do "senso comum", considero primordial a leitura complementar nos links das páginas do Caderno de Orientações Técnicas. 

Competências Sociais trabalhadas nestes cadernos:

 1. Autoconhecimento, 2. Autoestima, 3. Controle emocional, 4. Comunicação não violenta, 5. Atuação em conflitos, 6. Integração com o grupo, 7. Interesse e participação, 8. Senso de pertencimento, 9. Autocomprometimento, 10. Empatia, 11. Criatividade, 12. Autocrítica, 13. Responsabilidade, 14. Pontualidade, 15. Organização, 16. Espontaneidade, 17. Retórica, 18. Oratória, 19. Respeito às regras – ética, 20. Crítica da realidade, 21. Paciência, 22. Tolerância, 23. Cidadania, 24. Proatividade. 


Assista a Aula Inaugural das Avaliações de Competências Sociais:



Abaixo você tem os LINKS para ver os Modelos dos Cadernos e mais abaixo os Links para adquirir cada um dos  CADERNOS AUTOAVALIATIVOS DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL  NO SCFV e o de ORIENTAÇÃO TÉCNICA em PDF: 


         

                                        06 A 12 ANOS                   12 A 17 ANOS       ORIENTAÇÃO  TÉCNICA


 







COMBO DOS TRÊS CADERNOS
R$ 90,00


Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro!

Pelo PIX CNPJ:
15.116.141/0001-41
Insira seu e-mail na descrição do pagamento
 para receber o material ou apresente o 
comprovante de pagamento no
 whats app 18988036416 
Molina




25 COMPETÊNCIAS SOCIAIS:



1. Autoconhecimento



2. Autoestima



  3. Controle Emocional  



4. Comunicação não violenta

 

5. Atuação em conflitos




6. Integração com o grupo




 7. Interesse e participação




 8. Senso de pertencimento


 9. Autocomprometimento




 10. Empatia


11. Criatividade


 12. Autocrítica


 13. Responsabilidade




 14. Pontualidade





 15. Organização



 16. Espontaneidade



 17. Retórica



  18. Oratória



 19. Respeito às regras – Ética



 20. Crítica da realidade


 21. Paciência



 22. Tolerância




 23. Cidadania





 24. Proatividade. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário