segunda-feira, 4 de maio de 2015

Um Parente Distante

AUTOCONHECIMENTO 









Objetivo: 
Conhecer a si mesmo e aos demais, favorecer a comunicação interpessoal, o diálogo.

   
 Metodologia: 
Grupos pequenos de até 5 pessoas ou então, em subgrupos de mais ou menos 2 pessoas cada. São dados 5 minutos para as pessoas pensarem em um parente que seja muito especial. Nos subgrupos. Cada um comenta o parente escolhido, por que o escolheu, o que admira nele, etc, ou então cada sub grupo expões o perfil daquele parente que mais chamou a atenção 



Versão 6 a 8 anos

Embora esta atividade não envolva a escrita, pode ser difícil para os pequenos estabelecer critérios para a escolha dos parentes ou escolham mas não saibam especificar o quais sejam os Critérios, link . Então pode-se sugeri-los para que possam escolher o parente a ser citado: 

Peça que evitem a expressão "Legal" devido a sua potencialidade genérica [O que é legal para alguns não é para outros] 

Uma alternativa é questionar: Legal por quê?

Divertido-Chato
Engraçado-Sem graça
Bonito-Feio
Carinhoso-Bravo
Generoso-Egoísta
 Atencioso-Distraído
Brinca-Não Brinca
Conversa -Não Conversa
...

Primeiramente em duplas depois em pequenos grupos de quatro os usuários vão conversando sobre seus parentes, depois o grupo fala dos parentes que mais gostaram e que menos gostaram e por quê.













AUTOCONHECIMENTO






.



2 comentários:

  1. "depois o grupo fala dos parentes que mais gostaram e que menos gostaram e por quê."

    Não entendi esta parte, sendo que eles escolhem somente um parente que gostam...poderia me explicar por favor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Brenda, eles escolhem entre os parentes citados, o que acharam mais interessante de todos.

      Excluir