segunda-feira, 4 de maio de 2015

PERCURSO I "Trabalhando a Agressividade"



O Mapa do Percurso serve para que todos saibam como vai o andamento das atividades e as participações, utilizando alfinetes com nome que devem ser fixados e irem avançando a cada atividade


Objetivo Geral

Melhora as Relações e Diminuir a Agressividade durante as atividades dos SCFV




Sugestão de Percurso:
“Um Percurso deve sempre ter estabelecido um Objetivo, um Começo, um Meio, um Fim e prazo pré-determinado, podendo se estender se necessário, mas com devidas Avaliações e Adequações.” Recomendação do Manual de Orientações Técnicas Sobre o Serviço de Convivência e Fortalecimentos de  Vínculos para crianças e adolescentes de 6 a 15 anos. 





Tema:
“Agressividade”

                                     



Levando em consideração que a agressividade tem inúmeros fatores que a estabelecem, e estes fatores podem estar dentro ou fora do grupo. Apresentamos um Percurso que pode  reestruturar o grupo a cerca da questão, e servir também para proporcionar Temas Geradores ou diagnósticos que evidenciem origens externas para a agressividade percebida em salas de atividades



Para tanto também se faz necessário que o grupo esteja ciente da problemática, e disposto a contribuir para sua solução. Cumprindo assim o caráter participativo, que por sua vez deve gerar comprometimento.



Objetivo

Conscientizar o grupo sobre o que é a Agressividade e convidá-lo a participar de um Percurso de Atividades que possam melhor as atitudes de todos.








Prazo
Três Semanas, sendo uma para cada etapa: Saída, Caminhada e Chegada com pelo menos uma atividade por dia sobre o tema, podendo entre elas incluir filmes ou vídeos sobre o tema.











Saída (Início)

Como ponto de partida sugere-se uma abordagem: “O Papo Aberto” do educador com seu grupo com o tema: “Agressividade”.
Iniciando como questionamento sobre o entendimento do grupo sobre o assunto:

O que é agressividade?
Quais as formas de agressão?
Por que ela existe?
Como evitá-la?
É possível se controlar?
Quais as consequências da agressividade?
Agressividade é útil?
Faz parte da natureza humana?
Como lidar como a própria agressividade?

Importante ter o “Time” específico para cada faixa etária e ver até que ponto é possível aprofundar estes questionamentos, bem como simplificar a linguagem para que todos compreendam.


As relações interpessoais dentro de cada grupo tendem a se polarizarem ou se dividirem em pequenas panelinhas, o que favorece o estranhamento e a motivação para a antipatia, preconceitos e consequentemente agressões, assim dividiremos este Percurso em três etapas que devem vir após o diagnóstico e conversa aberta com o grupo.


Deve-se explicar e participar ao grupo quais serão as estratégias adotadas neste Percurso sobre Agressividade.



2° Passo


Na continuidade dos trabalhos sobre o tema O segundo passo sugerido são as Atividades de Autoconhecimento, que favorecem a Autoestima e a segurança nas relações do dia a dia, ajuda a reconhecer nossos limites fraquezas e fortalezas, bem como compreender e ser empático em relação ao outro.


Assim, a cada dia sugere-se que se lembre do tema inicial: “Agressividade” em que etapa se está, e por quê?. No caso, Saída:  Autoconhecimento e Autoestima.







Atividades:
Obs: Importante ressaltar que toda dinâmica e atividade devem ser readequadas as realidades do grupo a ser trabalhado.





1ª  Semana



AUTOCONHECIMENTO E DESENVOLVIMENTO PESSOAL



Clique nas Imagens Numeradas para acessar as Metodologias e Recursos








Objetivo: Conhecer a si mesmo e aos demais, por meio de critérios  específicos de autoconhecimento  e aprofundamento no conhecimento dos demais membros do grupo






 


2 Um Parente Distante
 Objetivo: Conhecer a si mesmo e aos demais, favorecer a comunicação interpessoal, o diálogo.







 


19 Influências 

Objetivo: Analisar as influencias que recebeu na vida, no modo de ver a realidade, de se relacionar com os outros.







 

15 Escudo
Objetivo: Ajudar as pessoas a exporem planos, sonhos, jeitos de ser, deixando-se conhecer melhor pelo grupo.












2ª SEMANA
CAMINHO (MEIO)



 
COMUNICAÇÃO





 

21 Dizendo Por Dizer

Objetivo:
  A partir de frases prontas, a pessoa desenvolva ideias coerentes e aprenda a manifestar sua opinião







18 Sejamos Verdadeiros

Objetivo
Conversar sobre a dificuldade de nos relacionarmos uns com os outros quando não somos sinceros em nossos sentimentos


 

16 Eu e meu grupo

Objetivo: 
Avaliar o grupo e a contribuição de cada um de seus membros




  14 Dentro e Fora
  Objetivo: Conseguir uma comunicação profunda







Reta Final
3ª Semana




 INTEGRAÇÃO


 

        AJUDA MÚTUA






17 Rótulos
  Objetivo: Experimentar as pressões decorrentes dos papéis que se assume num grupo, e mostrar os efeitos das expectativas dos papeis no comportamento individual dentro do grupo, explorar os efeitos das expectativas dos papéis sobre o desenvolvimento total do grupo.




19 A Candidatura
Objetivo: Explorar de maneira simpática o valor que tem as pessoas de nosso convivo no grupo








23 Anúncios Classificados
Objetivo: Apresentar pessoas que quase não se conhecem ou tem dificuldades de integração, ajudando a romper preconceitos quebrar gelo e despertar interesses.





CHEGADA (FIM)








AVALIAÇÃO










25 Desenho De Giz
Objetivo: Avaliar a caminhada do grupo ou andamento por meio de uma reunião de manifestações simbólicas dos participantes



Dicas:
·        Durante todo o Percurso ser flexível e atento a realidade do grupo,  lembrar de buscar a participação de todos na adequação das atividade a realidade de cada grupo.
·        Sempre deixar claro os objetivos e o que se pretende com cada atividade
·        Avaliar com o grupo os resultados de cada atividade

·        Retomar sempre o tema central do percurso e as atividades já realizadas bem como suas Conclusões
















CADERNO COM 18  ATIVIDADES 
PARA TRABALHAR E CONTER A AGRESSIVIDADE NAS TURMAS DE ATENDIMENTO DO 
S.C.F.V. DE 6 A 15 ANOS 
ARQUIVO EM PDF

R$15,00



CADERNO DE ATIVIDADE
MODELO 




18 ATIVIDADES ATUALIZADAS E PRONTAS PARA IMPRESSÃO




MAPA DO PERCURSO PARA IMPRESSÃO EM 60 X 40 CM


CADERNO COM 18  ATIVIDADES + MAPA DO PERCURSO 60 X 40 CM







  18 ATIVIDADES PARA TRABALHAR E CONTER A AGRESSIVIDADE NAS TURMAS DE ATENDIMENTO DO S.C.F.V. DE 6 A 15 ANOS 







ARQUIVOS EM PDF


R$15,00




.























.






























.

Um comentário:

  1. Eu acabei de comprar o caderno e já foi aprovado o pagamento. Gostaria de saber os próximos passos a partir de agora.
    Obrigada!

    ResponderExcluir