O Mapa do Percurso serve para que todos saibam como vai o andamento das atividades e as participações, utilizando alfinetes com nome que devem ser fixados e irem avançando a cada atividade
Objetivo Geral
Melhora as Relações e Diminuir a Agressividade durante as atividades dos SCFV
Sugestão de Percurso:
“Um Percurso deve sempre
ter estabelecido um Objetivo, um Começo, um Meio, um Fim e prazo
pré-determinado, podendo se estender se necessário, mas com devidas Avaliações
e Adequações.” Recomendação do Manual de Orientações Técnicas Sobre o Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos para crianças e adolescentes de 6 a 15 anos.
Tema:
“Agressividade”
Levando
em consideração que a agressividade tem inúmeros fatores que a estabelecem, e
estes fatores podem estar dentro ou fora do grupo. Apresentamos um Percurso que
pode reestruturar o grupo a cerca da questão, e servir também para
proporcionar Temas Geradores ou diagnósticos que evidenciem origens externas
para a agressividade percebida em salas de atividades
Para
tanto também se faz necessário que o grupo esteja ciente da problemática, e
disposto a contribuir para sua solução. Cumprindo assim o caráter
participativo, que por sua vez deve gerar comprometimento.
Objetivo
Conscientizar
o grupo sobre o que é a Agressividade e convidá-lo a participar de um Percurso
de Atividades que possam melhor as atitudes de todos.
Prazo
Três
Semanas, sendo uma para cada etapa: Saída, Caminhada e Chegada com pelo menos
uma atividade por dia sobre o tema, podendo entre elas incluir filmes ou vídeos
sobre o tema.
Saída (Início)
Como
ponto de partida sugere-se uma abordagem: “O Papo Aberto” do educador com seu grupo com
o tema: “Agressividade”.
Iniciando
como questionamento sobre o entendimento do grupo sobre o assunto:
O
que é agressividade?
Quais
as formas de agressão?
Por
que ela existe?
Como
evitá-la?
É
possível se controlar?
Quais
as consequências da agressividade?
Agressividade
é útil?
Faz
parte da natureza humana?
Como
lidar como a própria agressividade?
Importante
ter o “Time” específico para cada faixa etária e ver até que ponto é possível
aprofundar estes questionamentos, bem como simplificar a linguagem para que
todos compreendam.
As
relações interpessoais dentro de cada grupo tendem a se polarizarem ou se
dividirem em pequenas panelinhas, o que favorece o estranhamento e a motivação
para a antipatia, preconceitos e consequentemente agressões, assim dividiremos
este Percurso em três etapas que devem vir após o diagnóstico e conversa aberta
com o grupo.
Deve-se
explicar e participar ao grupo quais serão as estratégias adotadas neste Percurso
sobre Agressividade.
2° Passo
Na
continuidade dos trabalhos sobre o tema O segundo passo sugerido são as Atividades
de Autoconhecimento, que favorecem a Autoestima e a segurança nas relações do
dia a dia, ajuda a reconhecer nossos limites fraquezas e fortalezas, bem como
compreender e ser empático em relação ao outro.
Assim,
a cada dia sugere-se que se lembre do tema inicial: “Agressividade” em que
etapa se está, e por quê?. No caso, Saída: Autoconhecimento e Autoestima.
Atividades:
Obs:
Importante ressaltar que toda dinâmica e atividade devem ser readequadas
as realidades do grupo a ser trabalhado.
1ª Semana
AUTOCONHECIMENTO
E DESENVOLVIMENTO
PESSOAL
Clique nas Imagens Numeradas para acessar as Metodologias e Recursos
Clique nas Imagens Numeradas para acessar as Metodologias e Recursos
Objetivo: Conhecer a
si mesmo e aos demais, por meio de critérios
específicos de autoconhecimento e
aprofundamento no conhecimento dos demais membros do grupo
2 Um Parente Distante
Objetivo: Conhecer
a si mesmo e aos demais, favorecer a comunicação interpessoal, o diálogo.
19 Influências
Objetivo: Analisar
as influencias que recebeu na vida, no modo de ver a realidade, de se
relacionar com os outros.
15 Escudo
Objetivo: Ajudar as pessoas
a exporem planos, sonhos, jeitos de ser, deixando-se conhecer melhor pelo
grupo.
2ª SEMANA
CAMINHO (MEIO)
COMUNICAÇÃO
21 Dizendo Por Dizer
Objetivo:
A partir de frases prontas, a pessoa desenvolva ideias coerentes e aprenda a manifestar sua opinião
A partir de frases prontas, a pessoa desenvolva ideias coerentes e aprenda a manifestar sua opinião
18
Sejamos
Verdadeiros
Objetivo:
Conversar sobre a dificuldade de nos relacionarmos uns com os outros quando não somos sinceros em nossos sentimentos
Conversar sobre a dificuldade de nos relacionarmos uns com os outros quando não somos sinceros em nossos sentimentos
16 Eu e meu grupo
Objetivo:
Avaliar o grupo e a contribuição de cada um de seus membros
Avaliar o grupo e a contribuição de cada um de seus membros
14 Dentro e Fora
Objetivo: Conseguir
uma comunicação profunda
Reta Final
3ª Semana
17 Rótulos
Objetivo: Experimentar as pressões
decorrentes dos papéis que se assume num grupo, e mostrar os efeitos das
expectativas dos papeis no comportamento individual dentro do grupo, explorar
os efeitos das expectativas dos papéis sobre o desenvolvimento total do grupo.
19 A Candidatura
Objetivo: Explorar
de maneira simpática o valor que tem as pessoas de nosso convivo no grupo
23 Anúncios Classificados
Objetivo: Apresentar
pessoas que quase não se conhecem ou tem dificuldades de integração, ajudando a
romper preconceitos quebrar gelo e despertar interesses.
CHEGADA (FIM)
AVALIAÇÃO
25 Desenho De Giz
Objetivo: Avaliar a
caminhada do grupo ou andamento por meio de uma reunião de manifestações simbólicas
dos participantes
Dicas:
·
Durante todo o Percurso ser flexível e atento a realidade
do grupo, lembrar de buscar a
participação de todos na adequação das atividade a realidade de cada grupo.
·
Sempre deixar claro os objetivos e o que se pretende com
cada atividade
·
Avaliar com o grupo os resultados de cada atividade
·
Retomar sempre o tema central do percurso e as atividades
já realizadas bem como suas Conclusões
R$15,00
CADERNO DE ATIVIDADE
MODELO
R$15,00
.
.
.
CADERNO COM 18 ATIVIDADES
PARA TRABALHAR E CONTER A AGRESSIVIDADE NAS TURMAS DE ATENDIMENTO DO
S.C.F.V. DE 6 A 15 ANOS
ARQUIVO EM PDF
R$15,00
CADERNO DE ATIVIDADE
MODELO
18 ATIVIDADES ATUALIZADAS E PRONTAS PARA IMPRESSÃO
MAPA DO PERCURSO PARA IMPRESSÃO EM 60 X 40 CM
18 ATIVIDADES PARA TRABALHAR E CONTER A AGRESSIVIDADE NAS TURMAS DE ATENDIMENTO DO S.C.F.V. DE 6 A 15 ANOS
ARQUIVOS EM PDF
R$15,00
.
.
Eu acabei de comprar o caderno e já foi aprovado o pagamento. Gostaria de saber os próximos passos a partir de agora.
ResponderExcluirObrigada!