AUTOCONHECIMENTO
Objetivo
Trabalhar o autoconhecimento e conscientizar a respeito dos desejos e suas possibilidades de realização levando do sonho as metas e objetivos.
Meus Sonhos
"Sonhar todo mundo sonha, até mesmo quem não lembra, sonhar é dormindo ou quase dormindo, quando mistura o que queremos com o Universo do sonhado.
Mas também tem o sonhar acordado, divagar os pensamentos nas milhões de possibilidades do "Se..." se voasse... se não morresse.
Tem o sonho do desejo, daquele que nos move e faz acreditar naquilo que ninguém mais acredita. Que nos fazer ser vistos como loucos.
Estes sim são os sonhos realizáveis, ou não até que assim sejam.
Aquele que fez o homem cruzar oceanos, romper a gravidade e chegar no espaço...
O sonho do possível que um dia não é mais sonho por que já é vivido.
Este sonho tem começo meio e fim, e não se faz parado olhando o nada, mas em gestos que realizam e tornam a cada dia, qualquer sonho mais possível.
O Sonho esta no querer, que por sua vez está no fazer.
Mas também tem o sonhar acordado, divagar os pensamentos nas milhões de possibilidades do "Se..." se voasse... se não morresse.
Tem o sonho do desejo, daquele que nos move e faz acreditar naquilo que ninguém mais acredita. Que nos fazer ser vistos como loucos.
Estes sim são os sonhos realizáveis, ou não até que assim sejam.
Aquele que fez o homem cruzar oceanos, romper a gravidade e chegar no espaço...
O sonho do possível que um dia não é mais sonho por que já é vivido.
Este sonho tem começo meio e fim, e não se faz parado olhando o nada, mas em gestos que realizam e tornam a cada dia, qualquer sonho mais possível.
O Sonho esta no querer, que por sua vez está no fazer.
Fazer do de conta a vida vivida, e ter de fato sido".
Recursos
Cartolinas, ou folhas de sulfite A5 ou Flip Chart, Revista para recorte canetinhas coloridas uma cópia do texto Meus Sonhos para cada.
Cartolinas, ou folhas de sulfite A5 ou Flip Chart, Revista para recorte canetinhas coloridas uma cópia do texto Meus Sonhos para cada.
Cada um elabora um painel de
recortes de revistas e desenhos para ilustrar qual seria seu maior sonho, na metade superior da folha ou cartolina. Em seguida todos apresentam os seus sonhos nos pequenos grupos ou famílias em atividade de família, cada membro comenta sobre ele de forma positiva mas questionadora.
Na segunda etapa devem estabelecer como pretendem um dia alcançá-los, compartilham suas idéias e estratégias para alcançá-los com o pequeno grupo ou a família, e depois expressam isso em seus painéis na parte inferior do painel, em seguida cada grupo ou individualmente
apresenta seus sonhos e o que pretender fazer para atingi-los e os outros podem sugerir outras estratégias.
Neste momento o Orientador estabelece os Conceitos de Sonho, Meta e Objetivos.
Neste momento o Orientador estabelece os Conceitos de Sonho, Meta e Objetivos.
"O Sonho é o desejo bruto mas disperso, quando se torna um Objetivo precisa ser traçado um caminho, um percurso, para atingi-lo neste caminho estão as Metas, cada Meta é um passo a mais para o Objetivo ser Atingido".
No final os
painéis podem ser fixados na parede para serem reutilizados em atividades
futuras que tratem de sonhos e objetivos.
A atividade termina com a leitura e interpretação do texto Meus Sonhos, que pode ser feita com a leitura de parágrafo por parágrafo, de forma que o Orientador Social possa questionar e permitir que os participantes se esforcem para entender cada dos paragrafo e expressar o que entenderam.
Para o Orientador Social
É sempre importante lembrar que na atividade o Ouvir do Orientador Social deve ser muito qualificado, no sentido de permitir que todos falem mas sem que venham a entediar os outros.
Que todos tenham sempre a oportunidade de falar e devam se esforçar por fazê-lo pelo menos uma fez em cada atividade.
Questione o que ouvir para que todos entendam.
Tenha o "time" de que o mais importante na tarefa não é a sua conclusão e nem o tempo que levará para ser concluída, mas todo o processo a ser trabalhado, valores a serem esclarecidos, direitos a serem informados, temas a serem explorados e competências a serem desenvolvidas, como a interpretação de texto por exemplo nesta atividade.
A atividade termina com a leitura e interpretação do texto Meus Sonhos, que pode ser feita com a leitura de parágrafo por parágrafo, de forma que o Orientador Social possa questionar e permitir que os participantes se esforcem para entender cada dos paragrafo e expressar o que entenderam.
Para o Orientador Social
É sempre importante lembrar que na atividade o Ouvir do Orientador Social deve ser muito qualificado, no sentido de permitir que todos falem mas sem que venham a entediar os outros.
Que todos tenham sempre a oportunidade de falar e devam se esforçar por fazê-lo pelo menos uma fez em cada atividade.
Questione o que ouvir para que todos entendam.
Tenha o "time" de que o mais importante na tarefa não é a sua conclusão e nem o tempo que levará para ser concluída, mas todo o processo a ser trabalhado, valores a serem esclarecidos, direitos a serem informados, temas a serem explorados e competências a serem desenvolvidas, como a interpretação de texto por exemplo nesta atividade.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário