terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Reflexões Sobre a Escola

QUINTO OBJETIVO DO SCFV 





  
Objetivo
  Contribuir para a inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional e de forma lúdica levar a reflexão.

A partir da compreensão de que a Luta Pela Sobrevivência exige Responsabilidades que vão muito além da necessidade de Educação e Convívio Social Comunitário.


"O despertar se repete a todo dia, no momento em que acordamos e nas horas em que nos damos conta de quem somos, o que podemos e o que precisamos para garantir  um acordar Bem para cada  dia. 
Ter uma cama em um quarto, que lhe garanta a privacidade de preferência em sua própria casa, com o café da manha garantido, já é um bom começo para o dia, da mesma forma que também é uma conquista diária."


Metodologia

Primeiro o Orientador Social  se apropria das leituras sugeridas aqui sobre este tema acessando seus links, em seguida convoca a turma para uma conversa sobre os temas, apresenta as matérias explicando e esclarecendo sua linguagem, para que todos entendam do que se trata, estimular para que deem exemplos que conheçam é importante, então por fim solicita-se que cada um escreva (ou desenhe e fale os que não forem alfabetizados) sobre as questões a serem refletidas.

Para cada questão sugerimos uma resposta como objetivo a ser alcançado nas respostas deles, assim solicita-se que cada um leia sua resposta para a turma e a cada leitura o Orientador vai conduzindo a reflexão para que cheguem a resposta desejada, é importante que isso seja feito por meio de questionamentos e sugestões evitando explicitar a resposta sugeridas aqui.



Reflexões e Questionamentos Inciais para o Orientador da Atividade expor aos alunos seja por liks no whats app, impressos para a leitura ou apresentados em power point:




Analfabetismo é mais um problema a ser enfrentado para erradicar a pobreza

 BRASÍLIA - O tamanho do desafio para erradicar a pobreza extrema não deve ser medido apenas pelo custo extra de bilhões de reais de um reajuste do Bolsa-Família no Orçamento da União. Obstáculo tão ou mais grave aparece nos indicadores de educação. Entre os beneficiários do programa com mais de 25 anos, a grande maioria (82%) não completou o ensino fundamental e 16,7% ainda se declaram analfabetos. Entre os beneficiários do Bolsa-Família com idade de 7 a 14 anos, 66% não têm mais do que dois anos de estudo, em uma medida contundente da defasagem escolar. Os dados de educação sugerem que a erradicação da pobreza levará muito tempo.









 Com um diploma de nível superior na mão, um trabalhador brasileiro ganha, em média, 140% a mais do que o profissional que parou os estudos no ensino médio. Em um exemplo simples, isso quer dizer que, se um trabalhador com nível mé... , se um trabalhador com nível médio ganha R$ 1.000, outro com curso superior ganhará R$ 2.400.... 






A pobreza tornou-se pauta importante também para a política educacional no Brasil. Marcada pela elitização e privatismo, a construção de um sistema universal de educação no nível da educação básica por parte do Estado representou e representa uma ação em direção à educação da população pobre. Não sendo a pobreza uma condição residual pelas particularidades de nossa inscrição na sociedade do trabalho capitalista, o lema da educação para todos, próprio da educação básica, significa a educação de todos os brasileiros pobres.


Questionamentos para a Reflexão dos Participantes da Atividade:



Então Por que Estudar?

Para melhorar as condições de competitividade e inserção no mercado de trabalho com salários mais interessantes para uma vida digna e que possibilite atingir os Sonhos e Objetivos de Vida e ter Qualidade de Vida, como:  Boa Alimentação, Saúde, Acesso a Informação e Tecnologia,  Conforto e Segurança.






Estudar é só ir na Escola?


Ir na escola é apenas o ponto de referência onde temos acesso a Informação e Educação, Estudar é aproveitar os conhecimentos adquiridos na escola, entender seus conteúdos e usos práticos na vida, para ter como resolver problemas, entender o que se passa a sua volta, em sua cidade no pais e no mundo, para ter recursos em atingir seus objetivos de vida.







Por que devo fazer as tarefas?

As tarefas são uma oportunidade que garantem a fixação dos conteúdos e saberes de cada matéria, que serão postos a prova na escola mas também e principalmente na vida, seja na solução de problemas do dia a dia ou nas escolhas que fazemos para o nosso futuro baseando-se em nosso conhecimento de mundo, seja para optar entre Biológicas, Humanas e Exatas num curso superior mas também sobre o cotidiano e as rotinas que quer cumprir na vida profissional futura na luta pela sobrevivência e superação de obstáculos. 









É importante estudar mais além da escola?

Fazer as tarefas de casa é o minimo a ser exigido pela escola, a escolha de estudar em casa normalmente é feitas por aqueles que se destacam e vem a ocupar os melhores cargos e terem os melhores salários, uma vez que a dedicação é sempre o melhor caminho para o sucesso em todos os campos, então também é assim na educação e nos estudos. Uma boa medida é estabelecer 2h de estudo por dia fora da escola, nestas duas horas o estudante pode fazer as tarefas e assim que terminá-las pode fazer uma breve revisão das outras matérias até cumprir o horário, esta disciplina garante tranquilidade nas semanas de provas, mas principalmente nos resultados delas sem stress.








Por que devemos estudar mesmo as matérias que não gostamos?

Na vida nem sempre fazemos apenas o que gostamos, é importante para garantir que acertemos em nossas escolhas, não sabemos se gostamos de Jiló antes de experimentarmos ele, assim também é com as diferentes disciplinas que temos na escola, algumas são tão básicas e necessárias que gostar ou não gostar não deve nem fazer diferença pela sua importância como instrumentos de luta pela sobrevivência, tais como; ler e escrever corretamente o Português e Outra Língua , calcular e realizar operações lógicas e Matemáticas, entender onde se vive e por que deve cumprir as leis e regras que existem e compreender suas origens e necessidades faz parte da História e da Geografia, sobre sua saúde e higiene a Biologia, a saúde e o condicionamento físico na Educação Física por exemplo.






O que eu quero para o meu futuro passa pela escola e os estudos?

Certamente que sim, de alguma forma em alguma medida, o único caminho que não passa pela educação e os estudos é o da pobreza, da exclusão e da marginalidade, esta última porém também é competitiva e ter estudos ainda pode fazer diferença. 
Mas neste ponto é importante que cada um consiga relacionar seus objetivo com os estudos e exemplificar isso.










É importantemente ser Ético na Escola?

Caso não tenham este entendimento ainda sugerimos o Percurso Ética, mas a ideia central aqui é que se comprometam mais com a regras da escola pensando em seu próprio beneficio na boa convivência.


Atividade Modelo 
CADERNO DE ATIVIDADES






Os Instrumentos das Atividades  em Braco para serem Impressos e Aplicados aos Usuários dos Serviços podem ser Adquiridos no: 


CADERNO DE ATIVIDADES
 18 Atividades Socioeducativas para o S.C.F.V de 06 a 17 anos 
O Percurso Sobrevivência e Mapa em PDFs 

Serão enviados em seu e-mail cadastrado no Pedido




R$15,00 







CADERNO DE ATIVIDADES
19 Atividades Socioeducativas para S.C.F.V. de 06 a 15 Anos  Tamanho A4 em PDF pronto pra impressões 

+

Mapa do Percurso tamanho 60 x 40 cm em PDF
pronto para Impressão




R$ 15,00

















.


Nenhum comentário:

Postar um comentário