Conscientizar o grupo sobre o que é a Agressividade e convidá-lo a participar de um Percurso de Atividades que possam melhor as atitudes de todos.
As relações interpessoais dentro de cada grupo tendem a se polarizarem ou se dividirem em pequenas panelinhas, o que favorece o estranhamento e a motivação para a antipatia, preconceitos e consequentemente agressões, assim dividiremos este Percurso em três etapas que devem vir após o diagnóstico e Conversa Aberta com o grupo
As relações interpessoais dentro de cada grupo tendem a se polarizarem ou se dividirem em pequenas panelinhas, o que favorece o estranhamento e a motivação para a antipatia, preconceitos e consequentemente agressões, assim dividiremos este Percurso em três etapas que devem vir após o diagnóstico e Conversa Aberta com o grupo
Como todo Percurso segue-se a Lógica: Um Objetivo Geral, Uma Roda de Conversa sobre o Objetivo, o Convite a Participar do Percurso e sua Sequencia de Atividades seguindo o Início, Meio e Fim, cada etapa com seus objetivos específicos e avaliações de resultados.
Prazo
O prazo para a realização deste percurso depende da realidade de cada grupo, bem como seu cronograma de atividades de Orientação Social, é importante que seja uma atividade inicial, para que venha a facilitar o convívio para a realização de outros percursos e atividades previstas no planejamento anual. Sendo o mesmo grupo em sua maioria, uma semana pode ser um prazo adequado com atividades diárias.
Saída (Início)
“Como ponto de partida sugere-se uma abordagem: “O Papo Aberto” do educador com seu grupo com o tema: “Agressividade”, na “ Mesa Quadrada” (juntam-se todas as mesas e sentam-se todos de frente uns para os outros formando um grande quadrado onde todos participam como uma reunião)
Iniciando como questionamento o entendimento do grupo sobre o assunto, suas experiências:
O que é agressividade?
Quais as formas de agressão?
Por que ela existe?
Como evitá-la?
É possível se controlar?
Quais as consequências da agressividade?
Agressividade é útil?
Faz parte da natureza humana?
Como lidar como a própria agressividade?
Importante ter o “Time” específico para cada faixa etária e ver até que ponto é possível aprofundar estes questionamentos, bem como simplificar a linguagem para que todos compreendam.
Após o questionamento apresentar o Mapa do Percurso Agressividade e avaliar com o grupo qual a melhor maneira de adequá-lo as atividades da semana. Montar e colorir o Painel com o Mapa do Percurso e iniciar as Etapas.
Deve-se explicar e participar ao grupo quais serão as estratégias adotadas neste Percurso sobre Agressividade, com atividades diferentes seguindo as Etapas e a Metodologia:
Etapa 1
Autoconhecimento e Autoestima
Etapa 2
Comunicação
Etapa 3
Integração.
Etapa 1
Autoconhecimento e Autoestima
Etapa 2
Comunicação
Etapa 3
Integração.
Metodologia:
Depois da Conversa Aberta e a Coloração do Mapa do Percurso, cada aluno recebe uma caixinha com 9 alfinetes com bandeirinhas onde possa escrever seu nome, estes devem ser estacados no Mapa em cada atividade por eles desenvolvidas, a cada uma das Três Etapas do Percurso, os que participaram de todas as atividades são premiados com brindes ou doces, depois todos devem realizar as tarefas em que não participaram, dai passa-se a Etapa seguinte até a última Etapa:
Mapa do Percurso:
Etapa 1
Autoconhecimento e Autoestima
As Atividades de Autoconhecimento, favorecem a Autoestima e a segurança nas relações do dia a dia, ajuda a reconhecer nossos limites fraquezas e fortalezas, bem como compreender e ser empático em relação ao outro. Assim, a cada dia sugere-se que se lembre do tema inicial: “Agressividade” em que etapa se está, e por quê? No caso:
Atividade 1
Etapa 3
Integração
Atividade 1
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário