terça-feira, 22 de maio de 2018

Criatividade em Grupo

 TRABALHO EM EQUIPE / SCFV / PAIF





Objetivo

Proporcionar espaço para espontaneidade na Criação Coletivas de novos projetos.


"O principal empecilho para a Criatividade é a autocensura, para criar precisamos estar livres de julgamento de certo ou errado, as ideias devem fluir aleatoriamente até que se chegue em uma que seja conclusiva, criar em equipe exige respeito e bom humor"


Metodologia

De início o orientador deve esclarecer o que é a Criação Coletiva, e que para funcionar e dar certo cada participante não pode ter vergonha ou medo de dizer o que lhe vem a cabeça sobre o tema proposto. 

Para se conseguir isso pode-se fazer antes a brincadeira de Livre Associação:


O Orientador da Atividade escolhe uma palavra chave para começar a brincadeira que pode ser "Elefante" ao dizer a palavra chave ele deve apontar o dedo para um dos participantes que deve falar imediatamente a primeira coisa que lhe veio a cabeça depois de ouvir a palavra "Elefante" a reposta tem de ser imediata, se ele parar pra pensar já não vale mais, pois não é livre associação. 

Neste caso explica-se a necessidade de não pensar pra falar, apenas falar em seguida aponta-se o dedo para outro e diz "Elefante", a próxima palavra que for dita por Livre Associação passa a ser a palava chave que substitui "Elefante" que por exemplo poderia ser "Floresta", em seguida aponta-se o dedo para outro participante que deve dizer imediatamente o que Floresta lhe trás a mente, até que todos tenham contribuído, é bom esclarecer que quanto mais inusitada a resposta mais engraçada fica a brincadeira e mais espontânea passam a ser as respostas.

Depois de realizada a Brincadeira de Livre Associação deve-se introduzir o Tema da atividade ou projeto  a ser criado. Exemplo: 

O tema da Criação Coletiva pode ser o "Nome de uma Equipe", uma "Ideia de Homenagem para os Avós", "Uma ação para a campanha de prevenção de abusos contra crianças e adolescentes", uma peça de teatro, um filme de vídeo ou qualquer outra coisa que precise ser criada e elaborado em grupo.

Depois de entregar uma folha em braco e um lápis para cada participante é dado o tempo de 10 minutos para que todos escrevam suas ideias mais absurdas, loucas ou divertidas, o importante é que todos tenham consciência de que as ideias não serão julgadas como boas ou ruins apenas como ideias a serem ditas. Sugere-se que quanto mais absurdas ou engraçadas melhor pois todos podem rir e se divertir com elas. 

No entanto é importante que o Orientador da atividade fique atendo e anote todas as ideias na medida em que forem sendo lidas, que pode ser num quadro ou cartolina para que todos possam ler juntos, ao término da primeira rodada é feito um balaço e a leitura de tudo que já foi colocado, neste momento a turma elege as melhores ideias e tentam relaciona-las umas as outras até que se chegue num consenso de todos sobre o melhor caminho a ser seguido, ou se construa a partir daí uma ideia final para um projeto ou nome a ser adotado pela equipe.








.








Nenhum comentário:

Postar um comentário