quarta-feira, 9 de abril de 2025

JOGO PERFIL DE CONCLUSÃO SCFV

 





Objetivo:

Dar conhecimento aos usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos sobre o Perfil de Conclusão que se espera que alcancem em bom termo até o final dos 17 anos e desligamento do Serviço.


Apresentação

O Jogo Perfil de Conclusão surgiu da necessidade de encontrar meios concretos para avaliar o Desenvolvimento Social dos Usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - S.C.F.V., ofertado pelo Sistema Único de Assistência Social S.U.A.S. do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome por meio dos  Centros de Referência de Assistência Social – C.R.A.S. e das Organizações da Sociedade Civil O.S.C.s que ofertam estes serviços de convivências referenciados ao S.U.A.S. 

Diante deste desafio buscou-se encontrar “Critérios” para que esta avaliação pudesse ser elaborada com essa finalidade, baseando-se nos Cadernos de Orientações Técnicas do S.C.F.V. a partir dos seus Objetivos e os Sete Eixos Norteadores: Convivência Social, Participação, Direito de Ser, Eu Comigo, Eu com o outro, Eu com a Cidade e Eu com quem cuida de mim, que foram elencados partindo do primeiro Caderno de Orientações Técnicos do SCFV (MDS 2010), depois na atualização dos Cadernos de Perguntas e Respostas no SCFV  (MDS 2017) e na atualização do mesmo caderno em 2022 (MDS 2022),  bem como nas atribuições de Técnicos de Referência, Educadores e Orientadores Sociais da NOB-RH/SUAS elencou-se então um total de trinta critérios para avaliar o Desenvolvimento Social dos usuários do serviço ao longo de onze anos de permanência previsto a partir dos seis aos dezessete anos.

Sendo estes “Critérios Avaliativos” relacionados a Capacidades, Habilidades, Competências, Ciência de Direitos e Deveres, inerentes ao bom Convívio Social Cidadão e posteriormente Convívio Profissional, aos quais se denominou na proposta desta Avaliação do Desenvolvimento Social como: Perfis de Conclusão, ou seja que ao término da permanecia do Usuário no S.C.F.V. ele precise apresentar como características pessoais e sociais que o qualifiquem para a vida em sociedade, com ampla possibilidade de sucesso profissional e social e cidadão, de forma que possa contribuir para a superação das vulnerabilidades sociais inerentes ao território e as suas famílias, que os trouxeram aos S.C.F.V. 

Assim elencou-se como Perfis de Conclusão: a Autocritica, a Autoconfiança, a Concentração e Foco, a Autonomia, o Universo Territorial Ampliável, a Gentileza, os Vínculos Familiares, o Universo Informacional Ampliável, o Gosto pela Leitura, a Ciência de Direitos, a Ciência de Deveres, o Trabalho em Equipe, a Empatia a Solidariedade, o Senso Crítico, as Competências Básicas, as Competências Sociais, o Bom Relacionamento Interpessoal, a Comunicação e Desinibição, a Participação Democrática, o Interesse na Política, o Interesse nos Estudos, os  Projetos de Vida, a Apresentação Pessoal, a Postura Profissional, a Participação Comunitária,  a Ética e a Adequação Linguística. 

Assim para cada uma destas Capacidades, Habilidades e Competências foram estabelecidos quatro “Critérios Autoavaliativos” por meio de perguntas que os usuários precisam fazer a si mesmos, no intuito de perceberem em si o que e como precisam melhorar para atingir cada um dos Trinta Perfis de Conclusão do S.C.F.V.


“O Perfil de Conclusão apresentado aqui, foi baseado nas Diretrizes Normativas, Objetivos e Eixos Norteadores do S.C.F.V. de acordo com os Cadernos de Orientações Técnicas do S.U.A.S.”



O Jogo

Na elaboração do jogo surgiu a ideia de que os usuários do S.C.F.V. de 06 a 17 anos tenham conhecimento de que Competências Básicas e Sociais e Habilidades que se pretende que eles desenvolvam para serem: Acolhidos, Aceitos, Incluídos e Bem-vindos em qualquer situação Casual, Social ou Profissional que venham a Desejar ou Precisar em algum momento de Suas Vidas, bem como acessar Direitos e cumprir Deveres.

Neste sentido elaborou-se um Tabuleiro onde foram dispostas as trinta características autoavaliavas que estivessem de acordo com os perfis sugeridos de forma normativa pelos cadernos de Orientações Técnicas e que aqui estão dispostas nas Cartas do Jogo com suas Definições na parte da frente e  Quatro Critérios Autoavaliativo com as perguntas que eles devem se fazer para se autoavaliarem no verso.  

Cada participante deve ter em mãos a Ficha de Autoavaliação do Jogo, e colocar nela o seu nome, e montar um pequeno dado de papel com fotos do seu rosto ou um autorretrato feito  nele, que será sua peça a mover-se no tabuleiro. 

Com as Fichas nas mãos com um lápis ou caneta e seus dados de identificação pode-se iniciar o jogo.

 



Metodologia

Regras do Jogo

O Orientador Social, coloca as Cartas do Jogo ao lado do Tabuleiro no espaço indicado para as cartas.

Em seguida pega a carta Número 01, lê explica do que se trata aquela carta, que no caso é a Autocritica, tomando o cuidado de fazer um amplo esclarecimento sobre o tema, uma vez que o jogo é autoavaliativo.

Depois que todos tiverem entendido, cada um deve marcar em sua ficha no campo definido como “Eu” uma Nota para si mesmo entre 0 e 4, para qualificar sua Nota o participante precisa provar para o grupo que consegue responder Positivamente as 4 perguntas que deve fazer a si mesmo sobre o Perfil em questão, que estão no verso de cada carta e que devem ser lidas uma a uma para que cada um marque sua pontuação na Ficha de Pontuação. Para cada resposta positiva um ponto. 

Quando todos terminarem de se autoavaliar cada um apresenta sua nota e suas respostas para as quatro perguntas, e daí a turma pode escolher entre manter a nota, aumentar se for o caso até diminuir, para decidir a nota da turma para cada um que apresente sua nota é feita uma votação a maioria mais um mantem, eleva ou diminui a nota de quem apresentou sua autoavaliação, mas desde que tenham seus votos justificados e esclarecidos ao jogador que está apresentando sua Nota com base nos quatro critérios avaliativos da carta.

 Se o grupo for muito grande, apenas as dois participantes que estão um de cada lado de quem está apresentando sua Nota podem opinar sobre ela, a cada rodada todos trocam de lugares aleatoriamente.

Importante esclarecer que a avaliação do amigo, não é uma crítica no sentido pejorativo, mas a maneira como o colega Avalia seu Comportamento em relação ao Tema da Carta, isto precisa ser esclarecido como sendo uma forma de todos se ajudarem a melhorar seus Perfis de Conclusão de forma bem-humorada, amigável e solidária.

As peças são movidas uma de cada vez, portanto sempre que alguém solicitar uma carta o Orientador Social irá explicá-la para todos, se ninguém tiver caído nela ainda. Se a carta já foi explicada, quem está nesta casa deve tirar dúvidas com quem já passou por ela.

A soma dos pontos do Campo “Eu” e “Turma” determina o número de casas que o jogador vai andar no tabuleiro, onde ele cair no tabuleiro corresponde a carta que vai ser lida e explicada para todos, quando mais de um caírem na mesma casa, eles se agrupam para se autoavaliarem, juntos já colocando a nota “Eu” e a nota “Turma”. Quem estiver sozinho em uma casa faz a apresentação da nota para turma toda. 

E assim caminham pelo Tabuleiro seguindo a numeração, encerra o jogo aquele que conseguir preencher todos os campos da sua Ficha Autoavaliativa, ou seja, quando chegar ao fim do trigésimo Perfil no Tabuleiro a Adequação Linguística, se não passou por todos mas chegou ao fim do tabuleiro, precisa refazer o caminhar apenas nas casas que não caiu ainda. Vence o Jogo de si mesmo quem conseguir Nota 8 em todos os Perfis até o final do SCFV, portanto não é um jogo para se jogar uma única vez durante cada bimestre.

 A cada encontro todos tem a oportunidade de melhorar suas pontuações depois de corrigidas as atitudes apontadas no jogo anterior.


Manual em PDF com Páginas Interativas, Dicas e Estratégias, Links de Artigos Científicos sobre os temas de cada Perfil de Conclusão:












Tabuleiro



Fichas de Pontuação Individual




Cartas [Frente]



Cartas [Verso]





JOGO PERFIL DE CONCLUSÃO NO S.C.F.V.

EM PDF

Manual com Dicas, Critérios Autoavaliativos e Links para Artigos Científicos para cada Tema dos Perfis e Material em PDF para Impressão: Ficha Individual de Pontuação 30 Cartas Frente e Verso 

Tabuleiro Tamanho A3


R$ 60,00

 PIX CNPJ:

 14.116.141/0001-41

  EM OLIVERIA TREINAMENTOS ME

CONTATO

Edmilson Molina

18 988036416












Nenhum comentário:

Postar um comentário