terça-feira, 10 de julho de 2018

Jogo da Minha Vida

AUTOCONHECIMENTO E INTEGRAÇÃO /SCFV &  PAIF




Objetivo:
Aprofundar o Autoconhecimento, Autoestima, Senso de Realidade e Compartilhar com o Grupo o que pensam e sentem sobre o territótio e comunidade para que possam a partir do compartilhamento dos pontos de vista comuns articularem estratégias e ações comunitarias que favoreçam o acesso aos Direitos.

"O Jogo da Minha Vida não tem Trevos de Quatro Folhas, é um caminho divertido de nos conhecermos melhor e pensarmos em como vamos vivendo".

"Se a Vida é um Jogo a Sorte é o ponto com o qual menos devemos contar. E esperar que todos os Setores de Nossa Vida um dia estejam realizados e felizes é querer ganhar todos os jogos sozinho. A cada dia descobrimos que queremos mais e podemos mais, mas cada parte de nossa Vida joga sozinha conosco e precisamos saber administrar isso".





Metodologia:

O Tabuleiro deve ser impresso de preferência em um tamanho grande e colorido, podendo ser do tamanho de quatro folhas de papel sulfite, dependendo do tamanha da turma, se as mesas da sala forem grandes pode-se junta-las para que formem uma grande mesa quadrada onde todos se sentam para escrever suas respostas, conversar sobre elas e jogarem a moeda no Tabuleiro. 

Uma alternativa econômica é imprimir em escala de cinza e propor que todos pintem um pouco, antes de montar de forma que possa ser usada como Tabuleiro.

             

Início do Jogo:

Sob algum critério escolhido pelo grupo decide-se quem começa jogando uma moeda sobre o tabuleiro, também decidem juntos qual será o Premio do Dia pra quem ganhar, pode ser um Agrado, uma Abraço, alguém cumprir uma tarefa em seu lugar,  ser o primeiro da fila, ou um bombom um Pirulito mas neste caso legal dar balas para todos que concluírem a tarefa.

No Quadrante do Desenho em que a moeda cair é o Setor da Sua Vida que deverá ser escolhido pra responder na Ficha de Respostas entre estes:

ESCOLA/ SCFV CIDADE FAMÍLIA / AMIGOS /VIDA 




* O Setor Vida  diz respeito ao Sentido mais Pessoal de como cada um encara estar o fato de estar Vivo, podendo levar em consideração outros Setores da Vida que sã de escolhas mais individuais como a prática de um Esporte, a Música, a Dança as Paixões os Prazeres Pessoais.



  As duas Ações mais próximas de onde caiu a moeda no quadrante em volta do desenho, que não tenham sido respondidas ainda, correspondem as duas ações a serem respondidos de imediato Na ficha de Respostas podendo ser:

 Faço / Vejo / Quero / Penso / Sinto / Curto

            
                





Quem responder primeiro tem o direito de atirar a moeda para iniciar novamente, ganha uma ficha a mais de pontuação  e pode ler suas respostas para a turma toda primeiro,   todos devem responder as duas perguntas em troca de fichas de pontuação, a cada ficha recebida o participante deve ler suas respostas para o grupo, e depois de todos lerem  e conversarem sobre suas respostas, joga-se novamente a moeda. 

No final do Jogo quem tiver mais fichas ganha.


Exemplo:  
A moeda cai  no quadrante do desenho  ESCOLA, mais próximos das Ações Sinto e Vejo, o Orientador define quais são as duas Ações mais próximas que não foram respondidas ainda, ai então na Ficha de Respostas todos devem responder por exemplo: 

 O que Sinto e o que Vejo na Escola.

Quem responder tudo primeiro ou o maior número de respostas antes que acabe o tempo definido pelo grupo para a atividade, deverá ter o maior numero de fichas, ganha a partida e leva o prêmio que também podendo ser definido pelo grupo, antes do início ou sugerido pelo Orientador Social.

Na sequência os participante desenham atrás da ficha a quais conclusões chegaram olhando para suas respostas e depois cada um apresenta seu desenho e suas conclusões.

A atividade pode ser repetida em outros dias até que todos tenham preenchido todos os espaços.

Cada linha deve ser totalmente preenchida com a descrição do que se Vê, Sinta, Pense, Queira ou Faça e não apenas com uma palavra, deve ser uma frase inteira.



***

"Importante destacar que o diálogo sobre cada questão é a parte mais importante da atividade, é nestes momentos que o Orientador Social pode detectar temas geradores para outras atividades e orientações de planejamento, bem como perceber situações que devam ser trabalhadas individualmente ou encaminhadas para a Técnica de Referência do Serviço para possível contato e/ou acompanhamento familiar".

***
                                    
Recursos

Uma cópia impressa da do Tabuleiro  em tamanho grande. Uma Ficha de Respostas para cada participante, lápis Fichas de Pontuação e uma Moeda                                 



                



 Fichas de Pontuação 


Para serem recortadas, mas também poder ser usadas: tampinhas. palitos, feijões, balas, Chocolates Biss












Versão para usuários de 6 a 8


Com crianças ainda em fase da alfabetização o jogo pode ser feito apenas conversando, e sempre sobre apenas um aspecto de cada área, EX: O que Penso da Escola  Na lousa ou em um painel grande o Orientador anota as respostas que cada participante der, não vale repetir, no caso de ser a mesma resposta eles devem expressar de formas diferentes até que três digam a mesma coisa, neste caso passa-se a moeda ao primeiro que respondeu para iniciar de novo. No fim do Exercício o Orientador Lê tudo que foi dito sobre cada área. 


 Cada participante que responder pode marcar um palitinho na linha da resposta que deu, no final conta-se os pontos ganha quem respondeu mais.


Dica para o Orientador Social: Experimente fazer o seu Jogo da Sua Estrela apenas respondendo todas as questões e boa sorte.




LOJINHA DE ATIVIDADES


.


KIT JOGO DA MINHA VIDA EM PDF PRONTO PRA IMPRESSÃO
Tabuleiro 27,9 x 43,18 cm 



 Fichas de Respostas A4




Cartões de Pontuação A4
Jogo da Minha Vida





R$ 20,00
  


Waths App

on line
55 18 988036416


Tire Dúvidas com o Autor do Blog
Edmilson Molina




Nenhum comentário:

Postar um comentário