sábado, 30 de março de 2024

Dia Internacional de Conscientização sobre o Autismo 02/04




 Objetivo

Consicentizar que o autismo não é uma doença, mas apenas uma condição neurologica do cerebro que funciona diferente da maioria das pessoas e quem tem precisa de acolhimento, atenção e amor.


"O autismo, também conhecido como Transtorno do Espectro Autista (TEA), não é considerado uma doença. Ele é uma condição relacionada ao desenvolvimento do cérebro que afeta a forma como os indivíduos percebem e compreendem o mundo, bem como a maneira como se relacionam com outras pessoas 

Existem diferentes níveis de suporte para o diagnóstico de autismo, conhecidos como graus de autismo, que variam desde o autismo leve (pouca necessidade de suporte) até o autismo severo (muita necessidade de suporte substancial)

 

Embora o autismo seja uma condição para a vida toda, ele pode ser melhorado e tratado para que a pessoa possa se adequar ao convívio social e às atividades gerais. Portanto, é importante lembrar que pessoas com autismo não precisam ser “curadas”, mas sim compreendidas e apoiadas."


Abaixo um pouco mais sobre a Campanha Internacional e alguns links para aprofundar sobre o assunto:

A Campanha Internacional de Conscientização sobre o Autismo é uma iniciativa global que visa aumentar a conscientização e a compreensão sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A campanha é marcada anualmente no dia 2 de abril, que foi designado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo123.

A campanha de 2024 para o Dia Mundial de Conscientização do Autismo tem como tema “Valorize as capacidades e respeite os limites!” e é acompanhada pela hashtag #AutismoValorizeCapacidades45O cartaz da campanha de 2024 ilustra peixes, simbolizando a valorização dos potenciais de cada pessoa sem deixar de observar seus limites4.

A ideia é lembrar que muitos autistas têm capacidades que são ignoradas ou, pior, presumidos como pouco capazes (ou até incapazes) por puro capacitismo. Porém, ninguém é capaz de tudo! Não se pode avaliar a capacidade de um peixe se o critério for subir em árvore, apesar de termos peixes que quase “voam” e que têm habilidades especiais, exceções4.

A campanha busca enfatizar que cada pessoa autista possui um conjunto de habilidades e interesses que merecem ser reconhecidos e estimulados. Além disso, ressalta a importância de compreender e respeitar os limites de cada um, promovendo um ambiente inclusivo, acessível e acolhedor5


 Metodologia


Depois de ler e estudar mais sobre o tema Autismo o Orientador Social convida todos do grupo para um roda de conversa sobre o que sabem sobre o tema, na medida em que vão apontando seus conhecimentos e duvidas o orientador vai esclarecendo e pontuando, o que é fato, mito ou preconceito. ao final entrega a atividade de falso e verdaderio para tque todos respondam.






 

 .


Nenhum comentário:

Postar um comentário