Objetivo
Consicentizar que o autismo não é uma doença, mas apenas uma condição neurologica do cerebro que funciona diferente da maioria das pessoas e quem tem precisa de acolhimento, atenção e amor.
"O autismo, também conhecido como Transtorno do Espectro Autista (TEA), não é considerado uma doença. Ele é uma condição relacionada ao desenvolvimento do cérebro que afeta a forma como os indivíduos percebem e compreendem o mundo, bem como a maneira como se relacionam com outras pessoas
Existem diferentes níveis de suporte para o diagnóstico de autismo, conhecidos como graus de autismo, que variam desde o autismo leve (pouca necessidade de suporte) até o autismo severo (muita necessidade de suporte substancial)
Embora
o autismo seja uma condição para a vida toda, ele pode ser melhorado e tratado
para que a pessoa possa se adequar ao convívio social e às atividades gerais.
Portanto, é importante lembrar que pessoas com autismo não precisam ser
“curadas”, mas sim compreendidas e apoiadas."
Abaixo um pouco mais sobre a Campanha Internacional e alguns links para aprofundar sobre o assunto:
A
Campanha Internacional de Conscientização sobre o Autismo é uma iniciativa
global que visa aumentar a conscientização e a compreensão sobre o Transtorno
do Espectro Autista (TEA). A campanha é marcada anualmente no dia 2 de abril, que foi
designado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Mundial de
Conscientização do Autismo123.
A campanha de 2024 para o Dia Mundial de Conscientização do
Autismo tem como tema “Valorize as capacidades e respeite os limites!” e é
acompanhada pela hashtag #AutismoValorizeCapacidades45. O cartaz da campanha de 2024 ilustra peixes, simbolizando a
valorização dos potenciais de cada pessoa sem deixar de observar seus limites4.
A
ideia é lembrar que muitos autistas têm capacidades que são ignoradas ou, pior,
presumidos como pouco capazes (ou até incapazes) por puro capacitismo. Porém, ninguém é capaz de tudo! Não se pode avaliar a
capacidade de um peixe se o critério for subir em árvore, apesar de termos
peixes que quase “voam” e que têm habilidades especiais, exceções4.
A
campanha busca enfatizar que cada pessoa autista possui um conjunto de
habilidades e interesses que merecem ser reconhecidos e estimulados. Além disso, ressalta a importância de compreender e respeitar
os limites de cada um, promovendo um ambiente inclusivo, acessível e acolhedor5
.
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