quinta-feira, 28 de março de 2024

Respeito a Diversidade de Gêneros

 




Objetivo

 

Aprender a identificar e respeitar a diversidade de Gêneros e Orientações Sexuais que fazem parte de nossa sociedade e promover a igualdade de acesso a todos os direitos.

 

"Ideologia de Gênero não existe, pois nenhuma minoria quer impor seu modo de vida a uma maioria no que diz respeito às comunidades LGBTQIAP+, até porque ninguém escolhe como vai ser sua orientação sexual, assim como não escolhemos nascer homem ou mulher. O que se deseja enquanto sociedade é que todos independente de seu entendimento de si mesmo, sejam sempre considerados humanos, cientes e com acesso aos deveres e direitos de qualquer cidadão: Respeito às Leis, Inclusão, Acessos, Educação, Saúde, Moradia, Alimentação, Trabalho Qualificado e Dignidade de Vida"

 

Metodologia

 

Iniciar com uma roda de conversa sobre as seguintes questões:

 

Quem escolhe como quer nascer: homem ou mulher?

Quem escolhe sofrer preconceito e ser isolado da sociedade, discriminado e excluído de direitos civis?

Quem escolhe o que gosta sem algum interesse prévio?

Quem decide por quem vai sentir atração e desejo sexual?

Quem determina o que é certo ou errado quando se trata de amar?

Quem decide se quer construir ou não uma família?

Quem decide com quem quer se casar?

Quem decide como se vestir para sair as ruas?

Quem decide o que acha bonito ou feio?

Quem decide sobre o corte ou cores dos cabelos?

Quem decide se quer usar ou não maquiagem?

Quem decide se quer ou não fazer uma plástica no próprio corpo?

Quem decide se quer ser magro ou gordo? 

Quem sabe o que sente sobre si mesmo e seu próprio corpo?

Quem decide se quer ou não fazer uma transição de Gênero?

   Quem tem o direito de escolher ou decidir alguma destas coisas por outras pessoas?

Após responderem a esse questionamento, esclarecer que a Diversidade de Gêneros é tão vasta quanto antiga em toda história, e que em cada cultura formas diferentes de ser são manifestadas, aceitas ou reprimidas, mas que no conceito de Civilidade com base nos Direitos Humanos Individuais cada um tem a liberdade de ser como é.

 E que para se identificarem entre si por suas orientações e preferências e lutarem pos acesso a estes Direitos Universais as  pessoas tendem a se identificarem nomearem e se unirem, assim é com as religiões, com os grupos étnicos, com as diferentes organizações sociais e também com os direitos e subjetividades a respeito da diversidade sexual e de gênero. 

Por isso a Sigla que era incialmente GLS Gays Léxicas e Simpatizantes foi sendo acrescida de novas letras na medida que as diversidades foram se identificando e se incluindo nesta luta por acesso a direitos, e o “+” esta reservado a outras formas de ser e de se ver que ainda podem chegar para compor essa comunidade, que sofre ao longo da história de preconceitos discriminação e cerceamento de direitos civis.


Por fim distribuir a atividade impressa para que consigam diferencir o sentido e significado de cada uma das letras da diversidade da sigla LGBTQIAP+:



Nenhum comentário:

Postar um comentário