Objetivo
Estabelecer regras de Convívio Social a serem seguidas por todos durante as atividades do SCFV e PAIF
"O Contrato de Convivência é resultado de um trabalho de reflexão a cerca da necessidade do estabelecimento de regras importantes ao Convívio Social, sendo que neste processo é possível estabelecê-las de forma coletiva, ou seja, com a participação e opinião de todos os envolvidos, proporcionando desta forma um maior comprometimento com o cumprimento das mesmas, bem como da ciência das consequências em não cumpri-las".
Metodologia:
A cada participante é dado uma folha e uma caneta, para que liste as regras que considere importante que todos cumpram para que aja um bom convívio social no grupo.
Cada participante deve listar pelo menos duas regras ou quantas mais achar necessárias. Em seguida o Orientador Social solicita que um a um leiam as regras que escreveram, em um painel ou lousa vão sendo registradas todas as regras que não constarem ainda nesta lista, a cada regra escrita o Orientador esclarece a importância dela e os resultados positivos para o grupo em serem cumpridas por todos e também os resultados negativos do não cumprimento destas.
E para cada regra estabelecida em comum acordo por todos, devem-se discutir as conseqüências a serem impostas a quem descumpri-las, de forma que ao lado de cada regra, constem as conseqüências do descumprimento. Importante que o Orientador Social não permita que as conseqüências sejam exageradas, para isso deve contestar as que assim forem apresentadas solicitando que o participante que sugeriu a conseqüência se imagine a cumprindo.
Terminado este processo o painel deve se passado a limpo e fixado na parede da sala, com espaço para que todos assinem seu nome neste painel.
Obs. Nos grupos de crianças ainda em fase de alfabetização o trabalho pode ser feito oralmente, mas tomando o cuidado para que todos devam sugerir pelo menos uma regra.
O contrato final deve atender as peculiaridades de cada grupo, mas algumas regras devem constar mesmo que não saia do grupo espontaneamente, assim apresentamos a seguir uma lista de sugestões de regras que o Orientador Social pode ter como parâmetro para questionar o grupo até que cheguem a um resultado mínimo necessário e adequado a cultura local.
· Ser Pontual.
· Usar o Uniforme.
· Participar das Atividades
· Respeitar a todos com tratamento Educado e o uso das Palavras Mágicas: Bom dia, Boa Tarde, Boa Noite, Por Favor, Obrigado, Com Licença, Me desculpe Está Desculpado...
· Saber Ouvir, e falar quando for à vez.
· Não gritar, e fazer barulhos que incomodem os outros.
· Não agredir física ou verbalmente nenhum colega ou funcionário ou uso de palavrões e xingamentos.
· Não sair da sala sem autorização.
· Não permanecer nos corredores.
· Trazer o material.
· Não usar celulares a menos que façam parte de alguma atividade.
· Organizar e Limpar a sala no final de cada atividade e do dia.
· Não trazer comida ou guloseimas de casa se não quiser dividir, e não comer na sala de atividades.
· Conversar em voz Baixa.
· Não usar material alheio sem autorização.
· Não mascar chicletes durante as atividades em grupo.
· Cumprir com o combinado sendo responsável.
· Assumir os erros e ressarcir prejuízos.
. Se dedicar na realização dos desafios
. Ser empático e solidário aos sentimentos dos outros
. Se dedicar na realização dos desafios
. Ser empático e solidário aos sentimentos dos outros
Sobre as conseqüências do não cumprimento da regra, é importante que os participantes entendam que antes mesmo de uma “punição” o não cumprimento das regras desencadeia acontecimentos desagradáveis ao grupo de forma coletiva, sendo assim a reincidência do não cumprimento das regras deva ter também conseqüências individuais ao responsável pelo descumprimento. que poderão ser nominadas de Conseqüência Individual ( evitar as expressões punição ou multa).
Conseqüências Individuais Sugeridas:
1 · Conversa Individual ou em grupo com a Coordenação, que deve em conjunto determinar o cumprimento da conseqüência já estabelecida, de acordo com a gravidade do ato.
· Conversa individual ou coletiva com os Pais ou Responsáveis, junto a Coordenação e o Orientador Social.
· Ficar de fora de uma atividade subseqüente ao ato, para que escreva ou repense sobre sua atitude.
· Ressarcir prejuízos causados.
· Pedir desculpas a terceiros
· Ficar de fora de algum passeio ou atividade externa.
Vale lembrar que todas as regras devam ser coerentes com os objetivos do Serviço e a Cultura local
Versão para usuários de 6 a 8 anos
[6.8]
No caso de Crianças em fase de alfabetização, estas podem ser divididas em duplas de preferência uma criança que escreva com uma que ainda não o faça, havendo a possibilidade da escrita cada dupla escreve juntas duas regras.
No caso da turma não ser alfabetizada cada dupla deve propor uma regra de forma que um ajude o outro a lembrar e expressar a regra proposta quando for a vez, todas as regras são anotadas no quadro e depois no painel a ser assinado por todos quem não souber escrever o nome deve fazer um desenho que o identifique.
Recursos Materiais:
Painel, FlipChart ou Lousa. Papel e caneta pra todos.
muito obrigada pela ótima idéia !!!!!
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