A linha amarela define onde estamos no percurso em Presidente Bernardes - SP 11/04/2017
INTRODUÇÃO
O Percurso Agressividade II é estabelecido para ser utilizado em turmas em que o Percurso Agressividade I já tenha se esgotado enquanto atividade, o percurso I deve ser reaplicado total ou parcialmente a cada início de ano ou retoma das férias, uma vez que o convívio familiar pode reforçar características e atitudes agressivas. Neste sentido o Percurso Agressividade II vem para substituir o primeiro em turmas onde as atividades já demonstram não despertar o interesse. Sendo assim como todo Percurso segue a mesma lógica e sequencia: um Objetivo Geral, Uma roda de conversa sobre o objetivo, o convite a participar e a sequencia de atividades seguindo o Início, Meio e Fim, cada etapa com seus objetivos específicos e avaliações de resultados.
Objetivo
Conscientizar o grupo sobre o que é a Agressividade e convidá-lo a participar de um Percurso de Atividades que possam melhor as atitudes de todos.
Prazo
O prazo para a realização deste percurso depende da realidade de cada grupo, bem como seu cronograma de atividades de Orientação Social, é importante que seja uma atividade inicial, para que venha a facilitar o convívio para a realização de outros percursos e atividades previstas no planejamento anual. Sendo o mesmo grupo em sua maioria, uma semana pode ser um prazo adequado com atividades diárias.
Saída (Início)
“Como ponto de partida sugere-se uma abordagem: “O Papo Aberto” do educador com seu grupo com o tema: “Agressividade Percurso I e Agora Percurso II”, na “ Mesa Quadrada” (junta-se todas as mesas e sentam-se todos de frente uns para os outros)
Iniciando como questionamento sobre o entendimento do grupo sobre o assunto suas experiências e avaliação do percurso Agressividade I:
O que é agressividade?
Quais as formas de agressão?
Por que ela existe?
Como evitá-la?
É possível se controlar?
Quais as consequências da agressividade?
Agressividade é útil?
Faz parte da natureza humana?
Como lidar como a própria agressividade?
O que se lembram do Percurso da Agressividade I?
Quais foram os resultados alcançados?
Importante ter o “Time” específico para cada faixa etária e ver até que ponto é possível aprofundar estes questionamentos, bem como simplificar a linguagem para que todos compreendam.
Após o questionamento apresentar o Novo Percurso Agressividade II e avaliar com o grupo qual a melhor maneira de adequá-lo as atividades da semana. Montar e colorir o Painel do Percurso e iniciar as etapas.
As relações interpessoais dentro de cada grupo tendem a se polarizarem ou se dividirem em pequenas panelinhas, o que favorece o estranhamento e a motivação para a antipatia, preconceitos e consequentemente agressões, assim dividiremos este Percurso em três etapas que devem vir após o diagnóstico e conversa aberta com o grupo.
Deve-se explicar e participar ao grupo quais serão as estratégias adotadas neste novo Percurso sobre Agressividade, que passa pelas mesmas etapas, mas com atividades diferentes seguindo a sequencia: Autoconhecimento/ Comunicação / Integração.
Início:
Primeira ETAPA - Autoconhecimento e Autoestima
As Atividades de Autoconhecimento, favorecem a Autoestima e a segurança nas relações do dia a dia, ajuda a reconhecer nossos limites fraquezas e fortalezas, bem como compreender e ser empático em relação ao outro. Assim, a cada dia sugere-se que se lembre do tema inicial: “Agressividade” em que etapa se está, e por quê? No caso, Saída: Autoconhecimento e Autoestima
Atividade 1
clique na estrela para ampliar o tabuleiro
clique no título para vizualizar as regras:
Atividade 2
Tudo Sobre Mim
Autoconhecimento e Integração
Atividade 3
Atividade 4
"O processo de autoestima passa inevitavelmente pela auto aceitação, reconhecer em si fraquezas e fortalezas e gostar delas, aprendendo a superar o que nos atrapalha e reforçar o que nos ajuda no dia a dia e na vida. Aprender a lidar com isso estimula a espontaneidade e a não se afetar com provocações alheias, por isso trata-se de uma atitude importante com sigo mesmo".
Atividade 5
Bônus Dica de Filme
Para trabalhar a agressividade:
"Karatê Kid"
O filme trata do tema de forma leve, dentro dos conflitos inerentes a adolescência em qualquer parte do mundo, mas é interessante como a agressividade é levada para dentro dos parâmetros esportivos, quando o conflito é focado nas arenas ao invés de ficar no contexto da rua e da agressividade gratuita. Interessante para destacar que embora faça parte da natureza humana a agressividade possa ser canalizada para um ambiente saudável.
.
. .
Nenhum comentário:
Postar um comentário