sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Jogo da Minha Vida


AUTOCONHECIMENTO




Objetivo:
Aprofundar o Autoconhecimento, Autoestima, Senso de Realidade e Compartilhar com o Grupo

Recursos

Uma cópia impressa da do Tabuleiro, formato A5. Umas ficha de respostas para cada participante, papel, lápis e uma moeda

Metodologia:

o Tabuleiro deve ser impresso de preferência em um tamanho grande, podendo ser do tamanho de quatro folhas de papel sulfite, sugere-se imprimir em escala de cinza e propor que todos pintem um pouco, antes de montar de forma que possa ser usada como tabuleiro.

Sob algum critério escolhido pelo grupo decide-se quem começa a jogar com uma moeda sobre o tabuleiro;

Na Desenho em que a moeda cair é o Item que deverá ser escolhido pra responder na Ficha de Respostas entre estes:
ESCOLA/ SCFV / CIDADE / FAMÍLIA / AMIGOS /VIDA 

  As duas Ações mais próximas de onde caiu a moeda em volta do desenho, que não tenham sido respondidas ainda, correspondem as duas ações a serem respondidos de imediato, podendo ser:

 Faço / Vejo / Quero / Penso / Sinto / Curto

Quem responder primeiro tem o direito de atirar a moeda para iniciar novamente e ganha uma ficha de pontuação de sáida,  todos devem responder as duas perguntas em troca de fichas de pontuação, no final do Jogo quem tiver mais fichas ganha.


Exemplo:  
A moeda cai  quadrante do desenho  ESCOLA, mais próximos das Ações Sinto e Vejo, o Orientador define quais são as duas Ações mais próximas que não forma respondidas ainda ai então na Ficha de Respostas todos devem responder por exemplo: 

 O que Sinto e o que Vejo na Escola.

Quem responder tudo primeiro ou o maior número de respostas antes que acabe o tempo definido pelo grupo para a atividade, ganha a partida e leva o prêmio que também podendo ser definido pelo grupo, antes do início ou sugerido pelo Orientador Social.

Na sequência os participante desenham atrás da ficha quais conclusões chegou olhando para suas respostas e depois cada um apresenta seu desenho e suas conclusões.

A atividade pode ser repetida em outros dias até que todos tenham preenchido todos os espaços.

Cada linha deve ser totalmente preenchida com a descrição do que se vê, sinta, pense, queira ou faça e não apenas com uma palavra deve ser uma frase inteira.

Cada participante lê tudo, pensa e depois escreve ou desenha sobre suas conclusões atras da Ficha de Respostas


***

"Importante destacar que o diálogo sobre cada questão é a parte mais importante da atividade, é nestes momentos que o Orientador Social pode detectar temas geradores para outras atividades e orientações de planejamento, bem como perceber situações que devam ser trabalhadas individualmente ou encaminhadas para a Técnica de Referência do Serviço para possível contato e/ou acompanhamento familiar".

***
                                                                                                                                  












Versão para usuários de 6 a 8


Com crianças ainda em fase da alfabetização o jogo pode ser feito apenas conversando, e sempre sobre apenas um aspecto de cada área, EX: O que Penso da Escola  Na lousa ou em um painel grande o Orientador anota as respostas que cada participante der, não vale repetir, no caso de ser a mesma resposta eles devem expressar de formas diferentes até que três digam a mesma coisa, neste caso passa-se a moeda ao primeiro que respondeu para iniciar de novo. No fim do Exercício o Orientador Lê tudo que foi dito sobre cada área. 


 Cada participante que responder pode marcar um palitinho na linha da resposta que deu, no final conta-se os pontos ganha quem respondeu mais.


Dica para o Orientador Social: Experimente fazer o seu Jogo da Sua Estrela apenas respondendo todas as questões e boa sorte.






.

Nenhum comentário:

Postar um comentário