O Mapa do Percurso de Percursos de Atividades do SCFV 2017, tem como propósito possibilitar que o Orientador Social possa administrar a execução das atividades em meio ao seu grupo, bem como abrir espaço para que os participantes possam opinar participando do planejamento das atividades do dia, uma vez que, embora o Percurso atenda a uma sequência cronológica em sua disposição, nada impede que os usuários escolham para o dia uma atividade que tenha mais a ver com suas dúvidas ou situações que estejam relacionadas ao dia a dia mas naquele momento.
Objetivo Geral
Orientar e avaliar o desenvolvimento das atividades do percursos
Objetivos Específicos
Motivar a participação nas atividades,
Abrir espaço para a participação no planejamento das atividades e escolha dos temas
Acompanhar e registrar a participação individual de cada usuário no percurso
Esclarecer os objetivos dos temas sugeridos para serem trabalhados ao longo do ano
Esclarecer os objetivos dos temas sugeridos para serem trabalhados ao longo do ano
Metodologia
O Mapa pode ser fixado em tamanho grande na sala para que seja atualizado a cada atividade realizada, caso opte por imprimir preto e branco, cada quadro ilustrativo pode ser pintado com lápis de cor ou canetinhas na medida em que os exercícios são realizados. Sendo que o quadro de um percurso que tenha mais de uma atividade pode levar os dias correspondentes de atividades para ser totalmente colorido.
A escolha de quem deve colorir pode ser feita usando critérios avaliativos como, quem deu a maior contribuição para a atividade ser legal, que se superou no dia, que mudou o comportamento para melhor. É importante que estes critérios sejam negociados antes do incio das atividades,
Outra opção é cada participante pinte com sua cor de identificação um pedaço do desenho, para que possa ser possível identificar quem participou ou não de cada atividade
A escolha de quem deve colorir pode ser feita usando critérios avaliativos como, quem deu a maior contribuição para a atividade ser legal, que se superou no dia, que mudou o comportamento para melhor. É importante que estes critérios sejam negociados antes do incio das atividades,
Outra opção é cada participante pinte com sua cor de identificação um pedaço do desenho, para que possa ser possível identificar quem participou ou não de cada atividade
Se a impressão for colorida o que também fica bem legal, pode-se ir espetando alfinetes coloridos com símbolos de identificação individual que cada usuário pode inventar pra si. Em cada quadro de Percursos são estacados os alfinetes de quem participou da atividade, cada participante deve ter 19 alfinetes que correspondem aos percursos sugeridos aqui. a cada participação um alfinete é deixado lá.
É importante que no primeiro dia antes do Contrato de Convivência o Painel seja fixado e explicado passo a passo, ou seja, o que cada percurso deverá trabalhar ao longo do ano, para que então se decida em conjunto por onde começar depois do Contrato.
Mas o Primeiro desafio é fazer com que identifiquem o início do percurso, na medida em que podem ir questionando o que significa cada quadro o Orientador Social vai explicando até que encontrem o início e decidam por consenso que a melhor atividade pra começar o percurso é o Contrato de Convivência, depois disso fica fácil seguir o caminho sugerido mas não obrigatório.
Mas o Primeiro desafio é fazer com que identifiquem o início do percurso, na medida em que podem ir questionando o que significa cada quadro o Orientador Social vai explicando até que encontrem o início e decidam por consenso que a melhor atividade pra começar o percurso é o Contrato de Convivência, depois disso fica fácil seguir o caminho sugerido mas não obrigatório.
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