Objetivo Geral
Orientar e Avaliar o Desenvolvimento das Atividades do Percursos Atividades Familiares
"O Mapa do Percursos de Atividades Familiares, tem como propósito possibilitar que o Orientador Social possa administrar a execução das atividades em meio ao seu grupo, bem como abrir espaço para que os participantes possam opinar participando do planejamento das atividades do dia, uma vez que, embora o Percurso atenda a uma sequência cronológica em sua disposição, nada impede que os usuários escolham para o dia uma atividade que tenha mais a ver com suas dúvidas ou situações que estejam relacionadas ao dia a dia, mas naquele momento".
Objetivos Específicos
Motivar a participação nas atividades,
Abrir espaço para a participação no planejamento das atividades e escolha dos temas
Acompanhar e registrar a participação individual de cada usuário no percurso
Esclarecer os objetivos dos temas sugeridos para serem trabalhados ao longo do ano
Esclarecer os objetivos dos temas sugeridos para serem trabalhados ao longo do ano
Metodologia
O Mapa pode ser fixado em tamanho grande na sala para que seja atualizado a cada atividade realizada, caso opte por imprimir preto e branco, cada quadro ilustrativo pode ser pintado com lápis de cor ou canetinhas na medida em que os exercícios são realizados.
A escolha de quem deve colorir pode ser feita usando critérios avaliativos como, quem deu a maior contribuição para a atividade ser legal, quem se superou no dia, que mudou o comportamento para melhor. É importante que estes critérios sejam negociados antes do incio das atividades, ou quem quiser pintar no dia.
Outra opção é cada participante pinte com sua cor de identificação um pedaço do desenho, para que possa ser possível identificar quem participou ou não de cada atividade.
A escolha de quem deve colorir pode ser feita usando critérios avaliativos como, quem deu a maior contribuição para a atividade ser legal, quem se superou no dia, que mudou o comportamento para melhor. É importante que estes critérios sejam negociados antes do incio das atividades, ou quem quiser pintar no dia.
Outra opção é cada participante pinte com sua cor de identificação um pedaço do desenho, para que possa ser possível identificar quem participou ou não de cada atividade.
Se a impressão for colorida o que também fica bem legal, pode-se ir espetando alfinetes coloridos com símbolos de identificação individual que cada usuário pode inventar pra si. Em cada quadro de Atividades do Percursos são estacados os alfinetes de quem participou da atividade, cada participante deve ter 22 alfinetes que correspondem as atividades do percursos sugeridos aqui. A cada participação um alfinete é deixado lá com uma bandeirinha escrito seu nome.
É importante que no primeiro dia o Painel seja fixado e explicado passo a passo, ou seja, o que cada atividade do percurso deverá trabalhar ao longo do próximo semestre que é o tempo estimado de finais de semana para esta primeira parte do Percurso Atividades Familiares.
Lembrando que os usuários crianças, idosos ou adolescentes dos SCFV realizam a atividade primeiro no grupo, levam as atividades para a casa para serem executadas com as famílias e devolve as atividades realizadas antes de estacar seu alfinete no Mapa do Percurso
Na volta para os SCFV na segunda feira pode-se comentar sobre as atividades e fazer as marcações no mapa também uma vez que cumpre-se o objetivo de realizar a atividade junto a família.
Lembrando que os usuários crianças, idosos ou adolescentes dos SCFV realizam a atividade primeiro no grupo, levam as atividades para a casa para serem executadas com as famílias e devolve as atividades realizadas antes de estacar seu alfinete no Mapa do Percurso
Na volta para os SCFV na segunda feira pode-se comentar sobre as atividades e fazer as marcações no mapa também uma vez que cumpre-se o objetivo de realizar a atividade junto a família.
______________ use um marcador de texto para enquadrar as atividades realizadas
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