quinta-feira, 2 de maio de 2024

1 Evolução, Violência e Civilização

 


MENTORIA 
DO BLOG

Objetivo

Compreender como ao longo de toda a história não haviam Leis que protegiam a crianças e adolescentes de maus tratos e violência e o quanto o ECA e a Lei do Bullying são recentes.

"Uma das grandes conquistas da humanidade foi o status dado a sim mesma de "Civilização" onde as Leis são as mesmas para todos e a violência é uma prerrogativa apenas do Estado, apenas as polícias tem autorização para o uso da violência em casos extremos e justificais perante a Lei. Obviamente no mundo concreto a nossa Civilização convive ainda com muitas violências: de gênero, idade, nacionalidade, regionalidade, cor da pele, etnia de ditaduras e tantas outras ainda banalizadas em nossos dias, mas que aos poucos vão sendo desmoralizadas e enquadradas nos princípios da República que atende as Direitos Humanos Universais de igualdade perante a Lei e segurança contra qualquer tipo de violência ou exploração para todos.". 

 Metodologia:  

É muito importante que o Orientador Social que vá aplicar esta atividade domine alguns conceitos teóricos sobre o que é a História, a concepção da Linha do Tempo da História, bem como suas características e Métodos Científicos e para isso temos abaixo uma sequência de videos com algumas explicações, na medida que o Orientador avaliar pertinente ele pode apresentar esses vídeos antes da atividade para os participantes também: 


01 O que é a História

[Animação 4 min]

Básico / Definições / Objetivos e Importância / Causas e Efeitos

6 a 8 anos 







 O que é História?

[Aula Didática 9 min]

Quebra de Paradigmas / Senso Crítico / Método Científico /

Importância de Estudar História

9 a 17 anos 








Tempo Histórico x Tempo Cronológico [Aula 7min]

Contagem do Tempo / Diferentes Tempos Históricos 
Antes de Cristo depois de Cristo AC.DC / Referências de Tempo

6 a 14 anos  








Periodização da História e Linha do Tempo 
[Animação 5min 36 se.]

Períodos Históricos /Divisões da História / Critérios da Linha do Tempo /
 Tempo de Vida e Tempo Histórico

9 a 17 anos 











Períodos da História 
[Animação 3 min]

Divisões Básicas da História / Eventos Impactantes / 
Avanços Tecnológicos

6 a 9 anos 









Linha do Tempo 
[Aula 7min.54 seg.]

Universo Informacional / Crítica da Realidade / Eurocentrismo na História / Positivismo Histórico / Calendários e Culturas na Contagem do Tempo / Antes de Cristo e Depois de Cristo / Atividade Linha do Tempo /  






 Depois de assistir ao vídeos e recortar as fichas de cada civilização em uma roda de conversa questionar os participantes sobre como eles entendem a violência:

O que é Civilização?

O que é violência? 

De onde vem?

A que serve a Violência

O que são Leis?

O que é Crime?


  Para a atividade seguinte:

 

Sugiro imprimir as partes separadas em cores e plastificar as fichas depois de cortadas para que possam ser utilizadas muitas vezes e trocando as fichas de textos conforme a idade indicada no Caderno de Atividades.

O Orientador Social explica como se dá a contagem do tempo antes de Cristo e Depois de Cristo (ou Antes da Era Comum e Depois da Era Comum) depois entrega uma das partes de cada Ficha das Civilizações para participantes diferentes, assim que todos tiverem recebido suas fichas, uns com fotos e outros com textos, eles devem circular pela sala e tentando encontrar quem está com a outra parte da sua ficha, associando as cores e os nomes de cada período. Ao se encontrarem eles se sentam e conversam sobre o que entenderam das imagens juntamente com os textos. Quando todos estiverem prontos o Orientador vai chamando as duplas partindo da Ficha Pré-Civilização - Modo de Vida Selvagem 11.00 a.c. que devem vir a frente explicar o que entenderam sobre seu tema, e se posicionarem sentados atrás da proxima dupla Primeira Grande Civilização - Mesopotâmia 8.000 a.c. que em seguida se sentará ao lado do período anterior, até que a última dupla se apresente agora virada para a linha do tempo que se formou da com as duplas anteriores sentadas da esquerda para a direita na ordem cronológica das apresentação.

 

Esta última dupla será a que mostrará para todos que ao longo de Toda a História só neste ano de 2024 a Lei do Bullying passou proibir a violência entre crianças, e a apenas 34 anos o ECA proibiu a violência de adultos contra crianças. 

 Quando encontrarem e perceberem o quão recente é a Lei, tentar relacionar isso com a prática de Bullying ainda nos dias de hoje, e sobre o como ela está proibida por lei a partir de janeiro de 2024.





 

PERCURSO ANTI-BULLYING 

CADERNO DE ATIVIDADES SOCIOEDUCATIVAS EM PDF

R$40,00

Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro!



 

Obs. Na antiguidade crianças eram consideradas crianças até o momento em que pudessem comer e se limpar sozinhas, daí para frente eram vistas como pequenos adultos, podendo trabalhar, ou ser vendido como escravo. Não existia o termo adolescente. Somente nos tempos modernos a infância passou a ser valorizada, mas sem direitos, submetidos aos pais. e apenas no século XX surge o conceito de adolescência que compreende o período de transição da infância para a fase adulta. 



Para finalizar a atividade em uma roda de conversa retomar a conversa sobre violência contra crianças mas agora sobre:

 O que diz o ECA?

Quem fez o ECA?

Como o ECA Protege as Crianças da Violência?

 

Em seguida apresentar no E.C.A. e os termos relacionados a Violência contra Crianças e adolescentes, em forma de slides, painéis, recortes, cópias, ou outros meios como leitura e apresentação de grupos sobre diferentes partes do Estatuto que verse sobre a violência contra a criança. Titulo I Das Disposições Preliminares Artigos 5 e 6.


Baixe o ECA Aqui

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário