Objetivo
Compreender como ao longo de toda a história não haviam Leis que protegiam a crianças e adolescentes de maus tratos e violência e o quanto o ECA e a Lei do Bullying são recentes.
"Uma
das grandes conquistas da humanidade foi o status dado a sim mesma de
"Civilização" onde as Leis são as mesmas para todos e a violência é uma
prerrogativa apenas do Estado, apenas as polícias tem autorização para o uso da
violência em casos extremos e justificais perante a Lei. Obviamente no mundo
concreto a nossa Civilização convive ainda com muitas violências: de gênero,
idade, nacionalidade, regionalidade, cor da pele, etnia de ditaduras e tantas
outras ainda banalizadas em nossos dias, mas que aos poucos vão sendo desmoralizadas
e enquadradas nos princípios da República que atende as Direitos Humanos
Universais de igualdade perante a Lei e segurança contra qualquer tipo de
violência ou exploração para todos.".
Metodologia:
É muito importante que o Orientador Social que vá aplicar esta atividade domine alguns conceitos teóricos sobre o que é a História, a concepção da Linha do Tempo da História, bem como suas características e Métodos Científicos e para isso temos abaixo uma sequência de videos com algumas explicações, na medida que o Orientador avaliar pertinente ele pode apresentar esses vídeos antes da atividade para os participantes também:
01 O que é a História
[Animação 4 min]
Básico / Definições / Objetivos e Importância / Causas e Efeitos
6 a 8 anos
O que é História?
[Aula Didática 9 min]
Quebra de Paradigmas / Senso Crítico / Método Científico /
Importância de Estudar História
9 a 17 anos
Depois de assistir ao vídeos e recortar as fichas de cada civilização em uma roda de conversa questionar os participantes sobre como eles entendem a violência:
O
que é Civilização?
O
que é violência?
De
onde vem?
A
que serve a Violência
O
que são Leis?
O
que é Crime?
Para a atividade seguinte:
Sugiro
imprimir as partes separadas em cores e plastificar as fichas depois de
cortadas para que possam ser utilizadas muitas vezes e trocando as fichas de
textos conforme a idade indicada no Caderno de Atividades.
O
Orientador Social explica como se dá a contagem do tempo antes de Cristo e
Depois de Cristo (ou Antes da Era Comum e Depois da Era Comum) depois entrega
uma das partes de cada Ficha das Civilizações para participantes diferentes,
assim que todos tiverem recebido suas fichas, uns com fotos e outros com
textos, eles devem circular pela sala e tentando encontrar quem está com a
outra parte da sua ficha, associando as cores e os nomes de cada período. Ao se
encontrarem eles se sentam e conversam sobre o que entenderam das imagens
juntamente com os textos. Quando todos estiverem prontos o Orientador vai
chamando as duplas partindo da Ficha Pré-Civilização - Modo de Vida Selvagem
11.00 a.c. que devem vir a frente explicar o que entenderam sobre seu tema, e
se posicionarem sentados atrás da proxima dupla Primeira Grande Civilização -
Mesopotâmia 8.000 a.c. que em seguida se sentará ao lado do período anterior,
até que a última dupla se apresente agora virada para a linha do tempo que se
formou da com as duplas anteriores sentadas da esquerda para a direita na ordem
cronológica das apresentação.
Esta última
dupla será a que mostrará para todos que ao longo de Toda a História só neste
ano de 2024 a Lei do Bullying passou proibir a violência entre crianças, e a
apenas 34 anos o ECA proibiu a violência de adultos contra crianças.
Quando
encontrarem e perceberem o quão recente é a Lei, tentar relacionar isso com a
prática de Bullying ainda nos dias de hoje, e sobre o como ela está proibida
por lei a partir de janeiro de 2024.
PERCURSO ANTI-BULLYING
CADERNO DE ATIVIDADES SOCIOEDUCATIVAS EM PDF
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Obs. Na
antiguidade crianças eram consideradas crianças até o momento em que pudessem
comer e se limpar sozinhas, daí para frente eram vistas como pequenos adultos,
podendo trabalhar, ou ser vendido como escravo. Não existia o termo
adolescente. Somente nos tempos modernos a infância passou a ser valorizada,
mas sem direitos, submetidos aos pais. e apenas no século XX surge o conceito
de adolescência que compreende o período de transição da infância para a fase
adulta.
Para finalizar a atividade em uma roda de conversa retomar a conversa sobre violência contra crianças mas agora sobre:
O que diz o ECA?
Quem fez o ECA?
Como o ECA Protege as Crianças da Violência?
Em seguida apresentar no E.C.A. e os termos relacionados a Violência contra Crianças e adolescentes, em forma de slides, painéis, recortes, cópias, ou outros meios como leitura e apresentação de grupos sobre diferentes partes do Estatuto que verse sobre a violência contra a criança. Titulo I Das Disposições Preliminares Artigos 5 e 6.
Baixe o ECA Aqui
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