quinta-feira, 2 de maio de 2024

Percurso Anti-Bullying

 







MENTORIA 

DO BLOG

Objetivo

Empoderar crianças e adolescentes com base na Lei do Bullying para se protegerem e influenciarem positivamente os meios onde vivem.

  Por que existe o Bullying?

"Por que desde a antiguidade mais remota 11,000 A/C até 1990 D/C, quando foi criado o E.C.A. no Brasil qualquer um poderia bater em uma criança, sendo responsável por ela em alguma circunstância. A agressão de crianças sobre crianças nunca esteve sujeita a nenhuma Lei até janeiro de 2024.

  Sempre foi como é nos grupos de whats app de crianças sem supervisão de adultos, mas no dia a dia.

  Janeiro de 2024 foi um marco na história da civilidade com a  Lei 14.811 de 2024 acrescentou o artigo 146-A ao Código Penal, tipificando a prática do crime de bullying como ação individual, ou em grupo, de intimidar, sistematicamente, “mediante violência física ou psicológica, uma ou mais pessoas, de modo intencional e repetitivo, sem motivação evidente, por meio de atos de intimidação, de humilhação ou de discriminação ou de ações verbais, morais, sexuais, sociais, psicológicas, físicas, materiais ou virtuais.

 Até 1970 nem as mulheres tinha direito de se defender de seus maridos, só podiam trabalhar fora, ir e vir ou estudar na universidade com autorização dos maridos (ou pais), antes disso eram propriedades dos maridos assim como as crianças, e estavam sujeitas a suas vontades. Faz somente 36 anos que a Constituição de 1988 igualou todos sob a Lei, menos as crianças que só foram incluídas ao Direito Humano de não sofrerem violência de nenhum tipo em 2024 ao custo de punições para os agressores.

"Por mais que ouçamos que o mundo está cada dia pior, isso não é um fato verídico se comparamos nosso cotidiano e as Leis que nos regem hoje e como era a pouco tempo atrás. Um exemplo clássico são as regras do futebol comparadas as regras dos gladiadores nas arenas da Roma antiga, onde lá pessoas lutavam até a morte como atração de lazer, e hoje um carrinho por trás é motivo de expulsão do jogador por ato violento. A educação na base da palmada e a Lei que proíbe a violência doméstica contra crianças ainda é muito recente, mas a ideia de que: Não se pode bater em um animal, em um adulto, em um velho, em uma mulher, por que só as crianças devem apanhar? Já começa a fazer sentido no senso comum, agora recentemente o bullying foi enquadrado como crime, colocando as relações infantis de violência sob a responsabilidade de Pais e Responsáveis como a Escolas e Serviços de Convivência" 



 Capacitação de Educadores e 

Orientadores Sociais para a 

realização do 

Percurso Anti Bullying:

 








Metodologia

Importante fazer uma reflexão tomando por base as questões levantadas, no vídeo abaixo, pela doutora em educação Thais Ozza onde ela discute formas de lidar com o Bullying e o Cyberbullying em termos de redes sociais e constante presença online. Embora ela se refira a escola, é interessante como as propostas que ela coloca para a escola se identificam com o nosso trabalho e objetivos no SCFV e também a maneira como ela aborda a importância de "Acolher e Trabalhar" com os Três participantes do Bullying o "Ator" a "Vítima" e o "Espectador", buscando evitar a abordagem punitiva embora ela agora seja Legal.



Baseando-se nos Eixos Norteadores da Convivência Social, Participação e Eu com o Outro e a Cidade, este Percurso se propões a algo mais além de simples atividades socioeducativas do blog, passando a propor de fato mudanças de comportamento baseadas no conhecimento e propagação das Leis que agora regem sobre a problemática do Bullying. 

Assim ele inicia com a atividade 1. Evolução, Violência e Civilização que traz o contexto histórico de como as Leis foram moldando a nossa intitulada Civilização Atual onde a resolução dos conflitos se fazem através dos diálogos, e do processo democrático de formulação das Leis. Neste ponto entra a atividade 2. Quem faz as Ruas, onde podemos entender como as leis funcionam por meio de um exemplo prático e concreto em nosso cotidiano. Em seguida na atividade 3 Leis e Violência vamos perceber como as leis foram evoluindo e restringindo cada vez mais a permissividade da violência. Para em seguida na atividade 4 Conhecer como foi a evolução da Lei do Bullying até janeiro de 2024. Na atividade Seguinte 5 Tipos de Bullying serão trabalhados os diferentes tipos de violência que se enquadram neste conceito, assim como na atividade 6 tratamos do Cyberbullying e suas implicações legais. Na atividade 7 Bullying e outros Crimes, que trás a correlação do Bullying com o Racismo, Homofobia, Transfobia, Etarismo. para só então na atividade 8 Avaliando o Bullying que deve proporcionar uma pesquisa quantitativa das ocorrências de bullying no cotidiano do grupo. A atividade 9 Como Denunciar e Se Proteger que aponta os caminhos e sites para realização de denúncias no Ministério Público, nas Secretarias de Educação, nos Conselhos Tutelares e nas delegacias de Polícia. Em seguida vem a atividade  10 Criatividade Anti-Bullying os participantes são convidados com base em todo o percurso percorrido selecionar informações relevantes pra a criação de  campanhas de erradicação do Bullying para na atividade 11 Planejamento Anti-Bulling se instrumentalizarem para Planejarem e executarem as campanhas de forma competente e efetiva na transformação de seus cotidianos Escolares, Familiares e SCFV.  E por fim 12 O Teste Anti-Bulling, que verifica o grau de entendimento da nova Lei do Bullying e suas implicações para quem prática e quem são os Responsáveis na Famílias nas Escolas. 



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1 Evolução, Violência e Civilização


Objetivo

Compreender como os valores sobre a violência foram mudando com o passar do tempo, até que hoje não seja nem tolerada nem permitida por Leis em nenhum caso mais.




2 Quem faz as Ruas

Objetivo

 Entender como se dá o processo de elaboração e aplicação das Leis de forma simples e concreta

 

 

3 Leis e Violências

 Objetivo

Avaliar a cronologia da evolução das Leis contra todos os tipos de Violências

 



4 Lei do Bullying

 Entender o que muda com a inclusão do Bullying como crime no Código Penal Brasileiro, e correlação com as outras leis como o E.C.A. e as Multas, Medidas Socieducativas, Liberdade Assistida e internação na Fundação Casa.

 



5 Tipos de Bullying

 

 Objetivo

Identificar os diferentes tipos de bullying e as formas como são praticadas.




6 Cyberbullying

 Objetivo

Conhecer o que é o Cyberbullying, saber se proteger e compreender que na nova Lei este crime tem penalidades mais pesadas que o Bullying presencial, e pode levar a internação em instituição para menores por até 2 anos e meio.

 




7 Teste do Bullying

 

 Objetivo

Avaliar como está a situação atual das crianças e adolescentes no SCFV sobre o Bullying em seu cotidiano familiar, escolar entre outros.


8 Bullying e outros Crimes

 

 

Objetivo

Compreender as relações Legais entre os diferentes crimes já previstos no Código Penal como Racismo, Homofobia, Transfobia, Injúria e Difamação, a relação deles com o Bullying bem como as complicações quando coincidem no mesmo ato praticado.




 




09 Como Denunciar e Se Proteger 

Objetivo

Instrumentalizar as crianças, adolescentes pais, professores e educadores sobre quais os meios de denúncia e o uso da citação das Leis como ato de proteção individual.



 

10 Criatividade Anti-Bullying

Objetivo

Baseando-se nas informações apresentadas e trabalhadas neste percurso, usar a criatividade para criarem campanhas de informação sobre a Nova Lei do Bullying 

 

 


11 Planejamento Anti-Bulling

 Objetivo


A partir das Campanhas criadas pelos participantes, organizarem e planejarem suas ações para que tenham efeito concreto no dia a dia onde convivem com outras crianças.

 


 




12 Teste Anti-Bullying


Objetivo


Avaliar a intepretação, entendimento e domínio do vocabulário "Legal" quanto aos números, datas, propósitos e punições das Leis que abrangem o Bullying para serem proferidos como ato de defesa onde quer que estejam sofrendo, além de saber a quem recorrer em cada caso.





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