O Percurso de Percursos de Atividades para 2017 do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de 6 a 15 anos é resultado da avaliação de todos os Percursos de Atividades Temáticas aplicados em 2016 na cidade de Presidente Bernardes-SP no SCFV Espaço Amigo, referenciado ao CRAS - Centro de Referência de Assistência Social.
Para este ano organizamos então esta série de 18 Percursos Específicos de temas sugeridos no Manual de Orientações Técnicas do SCFV de 6 a 15 anos e outros temas que consideramos relevantes a serem desenvolvidos em nossa região mas que agrega valores em qualquer parte do país.
Para este ano organizamos então esta série de 18 Percursos Específicos de temas sugeridos no Manual de Orientações Técnicas do SCFV de 6 a 15 anos e outros temas que consideramos relevantes a serem desenvolvidos em nossa região mas que agrega valores em qualquer parte do país.
Desta forma apresentamos aqui neste post uma sequencia que pode ser adotada cronologicamente, uma vez que foram organizadas e sistematizadas para que um Percurso de Atividades abra as fronteiras do próximo. Para cada Tema e Ícones colocados aqui temos um link (em construção) para o Percurso com suas Atividades Específicas podendo variar de 1 a mais de 15 Atividades, dependendo do objetivo geral de cada percurso, metodologia e recursos sugeridos.
Os links dos Ícones prontos estão com este sinal:
e em breve:
Abaixo, antes da atividade Zero que é o Contrato de Convivência apresentamos o Mapa do Percursos de Percursos 2017, clique nele para saber como usá-lo no planejamento e condução das atividades.
Os links dos Ícones prontos estão com este sinal:
e em breve:
Abaixo, antes da atividade Zero que é o Contrato de Convivência apresentamos o Mapa do Percursos de Percursos 2017, clique nele para saber como usá-lo no planejamento e condução das atividades.
Tema de Abertura o Contrato de Convivência assim como sugere o Manual de Orientações Técnicas dos SCFV pode ser a primeira atividade do ano, pois é aqui que serão estabelecidas as regras de convívio para o ano todo. Importante destacar que a participação dos usuários na elaboração das mesmas é uma garantia de sucesso, uma vez que partem deles a necessidades de regras para uma boa convivência.
O Percurso Agressividade vem na sequencia do Contrato de Convivência exatamente para reforçar as regras, integrar a turma e prevenir situações agressivas no convívio do Serviço, aplicado e concluído com ótimos resultados lançamos aqui o segundo módulo para ser trabalhado com usuários que já tenham esgotado as atividades do primeiro percurso agressividade:
Segundo Percurso Trabalhando a Agressividade
2 Desinibição
O Percurso Desinibição assim como os outros dois anteriores tem como proposito facilitar a realização de atividades futuras, uma vez que potencializa a comunicação do grupo, facilitado a troca de ideias e pensamentos. A timidez também contribui com dificuldades de relacionamento interpessoal, que pode gerar situações de bullyng, isolamento e não participação, algumas atividades dos percursos anteriores já proporcionam o início do processo de desinibição uma vez que trabalha o auto conhecimento a comunicação e a integração do grupo. Aqui propomos atividades que sejam divertidas e prazerosas na mesma medida em que desenvolvem a espontaneidade a concentração e o foco.
A Empatia e uma característica pessoal imprescindível para o convívio social, e por isso é o terceiro tema a ser trabalhado, embora um pouco complexo enquanto definição, aqui trabalhamos de forma que seja inteligível para todas as faixa etária, uma vez que se caracteriza como prevenção de situações de agressividade, bullyng bem como de suporte a atitudes nobres como a solidariedade e a compaixão.
Este percurso foi desenvolvido como processo de motivação para a participação dos usuários nas atividades propostas, uma vez que identificamos que ainda não tinham a consciência dos propósitos e objetivos dos SCFV e encaravam o espaço como o antigo Projeto Criança Cidadã, que se propunha inicialmente a tirar as crianças da rua e ajudar nas tarefas da escola.
Assim partimos da conscientização histórica de nossa realidade de exclusão de acesso à informação, educação e trabalho do período de escravidão até hoje, onde os identificamos como usuários dos serviços sociassistenciais e suas necessidades e carências na formação das crianças e adolescentes para o convívio e sucesso na vida pessoal e profissional. E daí a importância da participação e concretização do entendimento de mundo e realidade vivida para valorizar as oportunidades na vida, bem como a de participar do SCFV e suas atividades planejadas com tal objetivo.
5 Ética
Tema recorrente e cotidiano não por sua presença, mais pela sua ausência nas atitudes e posturas que encontramos em todos os estamentos de nossa sociedade que de fato tem sido um dos grandes problemas culturais de nosso país.
Assim propomos aqui uma serie de atividades que venham a fortalecer o conhecimento da Ética bem como incorporá-la as atitudes cotidianas de nossa realidade. Desta foram organizamos as atividades para que sejam aplicadas de acordo com cada faixa etária, para que seja uma postura realmente alcançada.
Assim propomos aqui uma serie de atividades que venham a fortalecer o conhecimento da Ética bem como incorporá-la as atitudes cotidianas de nossa realidade. Desta foram organizamos as atividades para que sejam aplicadas de acordo com cada faixa etária, para que seja uma postura realmente alcançada.
6 Política
A prática política faz parte do processo de sociabilização humana, mas nossa realidade cultural distanciou essa percepção do cotidiano e hoje vemos a politica apenas no âmbito partidário representativo, que por sua vez esta a quem da realidade das pessoas comuns que não tenham envolvimento politico partidário.
A introdução deste Tema no Percursos do SCFV tem por objetivo trazer para a realidade do serviço a prática politica do dia a dia, na tomada de decisões, no que concerne aos grupos em si, atendendo também as diretrizes do Manual de Orientações Técnicas do SCFV de 6 a 15 anos quando determina a participação dos usuários no planejamento das atividades. Assim este percurso prevê eleições representativas e pratica do debate em publico sobre temas de interesse do grupo.
A prática política faz parte do processo de sociabilização humana, mas nossa realidade cultural distanciou essa percepção do cotidiano e hoje vemos a politica apenas no âmbito partidário representativo, que por sua vez esta a quem da realidade das pessoas comuns que não tenham envolvimento politico partidário.
A introdução deste Tema no Percursos do SCFV tem por objetivo trazer para a realidade do serviço a prática politica do dia a dia, na tomada de decisões, no que concerne aos grupos em si, atendendo também as diretrizes do Manual de Orientações Técnicas do SCFV de 6 a 15 anos quando determina a participação dos usuários no planejamento das atividades. Assim este percurso prevê eleições representativas e pratica do debate em publico sobre temas de interesse do grupo.
7 Políticas Públicas
Seguindo a linha da consciência politica vimos como necessário dar conhecimento sobre as varias faces da Política, destacando aqui as Políticas Públicas inerentes ao interesse e seguridade dos cidadãos, a intenção e esclarecer os aparelhos do estados que estão a serviço dos cidadãos, e este trabalho deve começar desde muito cedo com as devidas adequações a cada faixa etária, mas que se construa ao longo do tempo de permanência dos usuários no serviço a consciência do direito aos serviços públicos e de qualidade
Seguindo a linha da consciência politica vimos como necessário dar conhecimento sobre as varias faces da Política, destacando aqui as Políticas Públicas inerentes ao interesse e seguridade dos cidadãos, a intenção e esclarecer os aparelhos do estados que estão a serviço dos cidadãos, e este trabalho deve começar desde muito cedo com as devidas adequações a cada faixa etária, mas que se construa ao longo do tempo de permanência dos usuários no serviço a consciência do direito aos serviços públicos e de qualidade
8 Higiene e Saúde
Tema recorrente e necessário uma vez que o público apresenta carência de informação e hábitos de saúde e higiene que precisam ser refocados ou até desenvolvidos, o objetivo é que os usuários entendam e introjetem o conceito de que a saúde não é ausência da doença mas sim a prevenção desta, e que passa inevitavelmente pela higiene e a prevenção. Embora este percursos esteja previsto para a metade do ano na sequencia que apresentamos aqui, como já foi observado este tema deve ser abordado sempre que se fizer necessário.
Tema recorrente e necessário uma vez que o público apresenta carência de informação e hábitos de saúde e higiene que precisam ser refocados ou até desenvolvidos, o objetivo é que os usuários entendam e introjetem o conceito de que a saúde não é ausência da doença mas sim a prevenção desta, e que passa inevitavelmente pela higiene e a prevenção. Embora este percursos esteja previsto para a metade do ano na sequencia que apresentamos aqui, como já foi observado este tema deve ser abordado sempre que se fizer necessário.
9 Sexualidade
Tema sempre delicado quando se trata de crianças, mas a não abordagem deste tema tem se mostrado um preocupação no que diz respeito ao desenvolvimento sexual, intelectual e emocional dos usuários sobre a questão. O que tem resultado em sexualidade precoce, gravidez na adolescência. Assim este percurso estará dividido nas faixas etárias de forma que o assunto seja abordado gradualmente ao longo dos anos de permanência no Serviço.
10 Comunicação e Artes
O percurso comunicação e artes vem no sentido de atender as recomendações do Manual de Orientações Técnicas dos SCFV no que diz respeito a Ampliar o Universos Informacional do usuários, aqui nos preocupamos também em proporcionar a oportunidade da livre expressão por meios das mais diversas formas de expressão Artística ou Semântica, em especial tratamos neste percurso da expressão e voga dos videos bloguers e da produção de videos com o celular, além de outros meios como a pintura, colagem, poesia, ou outros meios que se fizerem interessantes para os usuários em questão. Ao disponibilizar as técnicas de gravação e edição de videos com suportes tecnológicos digitais como o celular este percurso abre a perspectiva de atividades a serem desenvolvidas nos próximos percursos sugeridos aqui, que poderão utilizar-se destas técnicas para produções focadas em temas específicos
11 Drogas
Uma visão realista sobre as drogas é o que propomos neste percurso sobre o tema, uma vez que parte das vulnerabilidades que os usuários dos serviços enfrenta advêm exatamente do contexto de uso de drogas e sua consequências, seja na própria família como nas vizinhanças e parentescos, assim a abordagem sobre estas deverá se dar a partir de um contexto de saúde, prevenção e relacionamento com usuários de drogas deixando de lado estigmas crime e contravenção, sem deixar de informar e conscientizar também sobre as questões de legalidade. Debates videos filmes e produção de vídeos serão empregadas neste percurso com o objetivo de dar aos usuários a oportunidade de trabalhar o tema de foram dele, dentro de uma produção artística dou documental com foco no tema.
12 Abuso
Tema recorrente na realidade dos usuários do Serviço e pro isso também importante de ser abordado. Aqui sugerimos um percurso também de produção artística a a partir de debates em mesas quadradas, sobre videos, leis , filmes, livros e demais meios de informação sobre o tema. Onde não é possível a produção de videos por falta de qualificação na produção, uma vez que o recurso tecnológico é a câmera dos celulares disponíveis, sugerimos atividades como teatro, musica pintura e outros meios.
13 Bullying
Até aqui, levando em consideração todas as atividades desenvolvidas nos percursos sugeridos, espera-se que o Bullying não seja mais um problema dos usuários em questão, uma vez que o tema é tralhado no seu sentido mais usual a Agressividade, em dois percursos, neste sentido a proposta aqui é que os participantes possam refletir com mais profundidade sobre o Assédio Moral em sua mais diversas manifestações, seja entre alunos na escola, ou mesmo no ambiente doméstico. Identificar e saber lidar com o Bullying é a proposta. Os alunos devem ser separados em grupos e produzirem peças artísticas sobre o tema.
14 Trabalho Infantil
A Erradicação do Trabalho Infantil também faz parte das metas de desenvolvimento social, no entanto há muita discordância no meio popular sobre o vem a ser o trabalho infantil no processo de educação dos filhos. É importante sempre ter em vista que o trabalho em si é um valor e um bem muito preciosos, e que toda criança instintivamente já se projeta em seu futuro pensando em seu trabalho e sua profissão.
Quebrar paradigmas sobre a questão faz parte do objetivo deste percursos, de forma que o gosto pelo trabalho e a execução de tarefas domésticas ou mesmo em empreendimentos familiares, não se tornem fardos pesados demais para as crianças que precisam viver sua infância.
Identificar as formas mais sutis de exploração ser privar a criança de sua participação nos afazeres da família.
15 Meio Ambiente
O Percurso Meio Ambiente tem por pressuposto ampliar a percepção de meio ambiente além das fronteiras do mundo selvagem e paisagens da natureza, para o interior das salas de aula ou de casa, destacando que ambiente é também o lugar em que vivemos nossos momentos mais íntimo ou coletivos, e que o uso que fazemos dele repercute em tudo o que está em nossa voltas, nos macroambientes em que estamos inseridos.
Assim este percurso trata também do clima de humanidade necessário a convivência coletiva, e o quanto a hostilidade pode ser prejudicial ao meio em que vivemos, assim como o usos das cores, o equilíbrio as formas o apreço estético dos ambientes, das vantagens do verde (plantas nos ambientes)
16 Empreendedorismo
O Percurso Meio Ambiente tem por pressuposto ampliar a percepção de meio ambiente além das fronteiras do mundo selvagem e paisagens da natureza, para o interior das salas de aula ou de casa, destacando que ambiente é também o lugar em que vivemos nossos momentos mais íntimo ou coletivos, e que o uso que fazemos dele repercute em tudo o que está em nossa voltas, nos macroambientes em que estamos inseridos.
Assim este percurso trata também do clima de humanidade necessário a convivência coletiva, e o quanto a hostilidade pode ser prejudicial ao meio em que vivemos, assim como o usos das cores, o equilíbrio as formas o apreço estético dos ambientes, das vantagens do verde (plantas nos ambientes)
16 Empreendedorismo
Empreender vai muito além de simplesmente ganhar e lidar com dinheiro, empreender esta na atitude de modificar alguma coisa no ambiente em que se vive seja micro familiar ou mundial, a ideia é estimular a atitude e a inciativa seja para obter lucro atingir objetivo individuais ou para criar espaços de convívio e expressões artísticas, assim este percurso se inicia com uma serie de videos e filmes que demonstram ao longo da história os pequenos e grandes empreendimentos que mudaram o sentido de nossas vidas. Depois se trás para o contexto local as infinitas possibilidades de empreendimento seja no visual do espaço utilizado para o convívio ou para obtenção de um recurso extra para se atingir outros objetivos do grupo
17 Protagonismo
Partindo do Percurso anterior que resulta inevitavelmente no protagonismo, este percurso tem como proposito ampliar o universo informacional dos usuários no que diz respeito a atitude empreendedora coletiva, de forma que venham a desempenham um papel de protagonismo em questões de cidadania, solidariedade e luta pelo bem estar comum. Até aqui caminhamos neste sentido de trazer as atividades do Percurso do Eixo Convivência para o Eixo Participação como está bem detalhado nos Manuais de Orientação Técnicas dos SCFV. Mas deve ficar claro que independente das atividades sugeridas neste percurso o contexto local deve sempre ser levado em consideração.
18 Participação
Do Protagonismo a Participação temos um linha tênue, onde inevitavelmente um resulta no outro, assim neste ultimo percurso propomos um projeto ainda mais ousado que venha a trazer às famílias para o contexto da participação e cidadania, ampliando mais uma vez o conceito, que venha a abranger dois meios distintos mas interdependentes a Família e a Comunidade em que o usuário esteja inserido.
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Do Protagonismo a Participação temos um linha tênue, onde inevitavelmente um resulta no outro, assim neste ultimo percurso propomos um projeto ainda mais ousado que venha a trazer às famílias para o contexto da participação e cidadania, ampliando mais uma vez o conceito, que venha a abranger dois meios distintos mas interdependentes a Família e a Comunidade em que o usuário esteja inserido.
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sobre o percurso meio ambiente como faço para acessar?
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